Portugal no Top 3 dos destinos mais atrativos para investimento hoteleiro na Europa

Portugal ocupa a terceira posição no ranking de países preferidos para investimento, superando mercados tradicionalmente mais fortes e Lisboa entra, pela primeira vez, no ranking das cidades mais atrativas, ocupando o quarto lugar, segundo o European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE.
De acordo com os dados divulgados pela consultora imobiliária CBRE, o mercado hoteleiro europeu mantém-se como um setor-chave para os investidores. Portugal regista um “crescimento notável na atratividade para investimento”, tendo ascendido à 3ª posição no ranking dos destinos mais procurados para investimento em hotelaria, depois de Espanha e Itália, o que evidencia um “interesse crescente dos investidores internacionais”. De referir que do ano passado para este ano, Portugal subiu quatro posições neste ranking.
No que se refere às cidades mais atrativas para o investimento hoteleiro, Lisboa entrou diretamente para o 4º lugar, quando em 2024 a capital portuguesa não fazia parte do ranking. Segundo o estudo, esta situação demonstra uma “evolução significativa” de Lisboa em termos da “competitividade e do apelo junto dos investidores”.
“O setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável, afirma Duarte Morais Santos, diretor de Hotéis da CBRE Portugal.
Investidores revelam otimismo e querem aumentar investimentos na hotelaria
Com a situação geopolítica a manifestar-se como o principal desafio para o investimento em 2025, a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer, com mais de 90% dos investidores a revelarem-se dispostos para manter ou a aumentar a alocação de capital ao setor.
Na base da disposição revelada pelos investidores está o facto de o setor da hotelaria oferecer “retornos competitivos” e dar “boas perspetivas de rentabilidade e um desempenho superior relativo em relação a outras classes de ativos”, refere o estudo.
Tal como em 2024, Espanha volta a ser o principal destino de investimento, apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada. A Itália ultrapassou o Reino Unido, ocupando o segundo lugar do ranking. O crescente interesse no setor hoteleiro italiano é generalizado, impulsionado pela oferta diversificada de hospitalidade do país e pelo surgimento de um novo grupo de hotéis de classe internacional.
Portugal e o Reino Unido ficaram, conjuntamente, em terceiro lugar, enquanto França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respetivamente.
Ao nível de cidades, Londres continua a ser a principal escolha para investimento. Madrid solidificou-se como segunda cidade mais atrativa para o investimento hoteleiro, e Roma completa o Top3, tendo subido um lugar. Lisboa e Barcelona completam o Top5.
Os investidores continuam a procurar o produto urbano – 65% dos inquiridos consideram o CBD e as cidades de entrada os locais mais atrativos – afirmando o seu estatuto como centros de procura a longo, enquanto as cidades secundárias ganharam força, com 12% dos inquiridos a afirmarem que são as oportunidades de investimento mais atractivas.
O atual desequilíbrio entre a oferta e a procura em toda a Europa continua a ser um fator-chave para o setor”, refere Kenneth Hatton, diretor de Hotéis Europeus da CBRE. “Estamos a ver propostas fortes de potenciais compradores que procuram adquirir os melhores ativos, refletidos nos volumes de investimento hoteleiro do ano passado, que aumentaram 34% em relação a 2023, o maior aumento anual para qualquer setor na região.
Já Ronald Chan, European Hotels Research Lead da CBRE, recorda que o mercado europeu é caracterizado por uma gama diversificada de destinos, e que “o subsegmento de luxo, em particular, tem sido um ponto de destaque, demonstrando o seu poder de preços através de um impressionante crescimento médio da tarifa diária e acreditamos que ainda existem oportunidades para aqueles que procuram entrar no mercado.