Portugal no Top 5 dos destinos mais procurados para enoturismo na Europa
Portugal está entre os cinco países da Europa mais procurados pelos amantes de vinho, segundo um estudo da empresa de viagens online weloveholidays. Itália lidera a lista, seguida da França, Espanha e Alemanha.
O enoturismo é uma tendência e milhões de pessoas visitam a Europa todos os anos para experimentar vinhedos pitorescos, fazer passeios por adegas e degustações de vinhos.
Para criar um ranking, a weloveholidays analisou fatores como produção e consumo de vinho em cada região, além do número de vinhedos, festivais de vinho, prémios Decanter World Wine Awards (DWWA) e listagens de alta avaliação no Vivino.
Portugal surge na quinta posição desta pesquisa, com cerca de 190.000 hectares de vinha e uma produção anual de cerca de 700.000 litros de vinho. Os vinhos Verde, Porto, Madeira e Alentejo são alguns dos mais populares.
Todos os anos, cerca de 30 milhões de enoturistas visitam a Europa e a indústria do enoturismo deverá triplicar de tamanho até 2031.
Ao analisar fatores como área de superfície do vinhedo, consumo de vinho, produção de vinho, produção de uva, listas do Vivino, prémios DWWA e o número de festivais de vinho, 37 países foram classificados entre si.
A Itália surge em primeiro lugar nesta tabela, com uma variedade de regiões vinícolas – sem mencionar a maior produção de vinho no ranking e cinco festivais de vinho para desfrutar. Cada região italiana tem as suas próprias características distintas, terroir e variedades de uvas. Das colinas da Toscana – lar dos icónicos Chianti e Brunello di Montalcino – aos vinhedos do Piemonte, conhecidos pelos vinhos Barolo e Barbaresco.