Portugal na ITB em Berlim para reforçar fluxos turísticos da Alemanha
De regresso ao tradicional formato presencial, a ITB Berlim abriu portas esta terça feira prolongando-se até dia 9 de março. O Turismo de Portugal está presente com um stand onde figuram as sete regiões turísticas (Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) e 89 empresas nacionais.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, deslocam-se também à Alemanha. Nuno Fazenda irá visitar o stand de Portugal e contactar com empresas e representantes do setor na Alemanha.
Por seu turno, Luís Araújo estará também na ITB para estabelecer contactos com alguns dos principais agentes do setor e participar na conferência “Blended Travel: Are we all getting remote?”. O responsável reforça a importância da presença de Portugal num evento que reúne players de um mercado estratégico para a promoção do turismo nacional e destaca o interesse em “participar em fóruns que promovam a discussão de novas tendências para o turismo do futuro.”
Ocupando uma área de 829 m2, o stand Visit Portugal demonstra a aposta na sustentabilidade. Isso é tangível desde logo no recurso a materiais reciclados ou recicláveis, como é o caso da tela utilizada para a exposição de sketchers no âmbito do turismo literário – projeto Sketch Tour PT Reload – ou da própria alcatifa do stand, produzida a partir de desperdícios de tecidos.
Em nota à imprensa, o Turismo de Portugal lembra que em 2022, a Alemanha foi o segundo mercado turístico emissor para o nosso país no que reporta a dormidas (quota de 11,5%) e o quinto em hóspedes (9,3%), o que se traduziu em 1.428,3 mil hóspedes que geraram 5.361,9 mil dormidas.
Em termos de receitas turísticas, o mercado emissor alemão ocupa o quarto lugar, com um valor de 2.365,6 milhões de euros (quota de 11,2%).
As previsões para o ano de 2023 são otimistas, apontando para taxas de marcação de reservas próximas das registadas no período pré-pandemia, apesar dos fatores conjunturais como a inflação, o aumento de preços de energia e a incerteza da guerra na Ucrânia.
“O mercado da Alemanha absorve um total médio de 12% do investimento realizado pelas Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) nos Planos de Marca Regional financiados no âmbito da Contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa”, refere a nota do Turismo de Portugal.