Portugal lidera investimento estrangeiro em Cabo Verde
No primeiro trimestre deste ano, Portugal voltou a liderar o investimento estrangeiro em Cabo Verde. As áreas relacionadas com o turismo são as principais impulsionadoras do investimento luso no arquipélago cabo-verdiano.
Dados do Banco Central de Cabo Verde compilados pela agência lusa, dão conta de que, nos primeiros três meses de 2022, o arquipélago cabo-verdiano atraiu investimentos estrangeiros no valor de 20,8 milhões de euros. A liderar a lista de países investidores esteve Portugal, com um total de 516,9 milhões de escudos (4,7 milhões de euros), um aumento face aos 339,2 milhões de escudos (três milhões de euros) investidos pelos empresários portugueses no arquipélago nos primeiros três meses de 2021. A maior fatia do montante investido pelas empresas e empresários portugueses foi referente à área do turismo.
O investimento direto estrangeiro realizado durante o ano de 2021 em Cabo Verde, incluindo participações, lucros reinvestidos e outro capital, foi também liderado por Portugal, com mais de 2.681 milhões de escudos (24 milhões de euros), também essencialmente no setor do turismo, duplicando face aos valores investidos no ano anterior.
Em 2020, o IDE português em Cabo Verde foi de 1.322 milhões de escudos (11,9 milhões de euros), segundo histórico dos dados do Banco de Cabo Verde.
De acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a comunidade portuguesa em Cabo Verde desenvolve atividades em várias áreas, com as mais importantes a serem a hotelaria e restauração, e o comércio, incluindo a distribuição alimentar e de bebidas.