Portugal lança o primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”
O novo percurso, a realizar em barco à vela e visa recriar a viagem da “Barca de Pedra”, foi criado em parceria pela Upstream Portugal e pelo Fórum Oceano. A viagem inaugural arranca a 28 de maio.
O “novo” Caminho de Santiago não será percorrido a pé, mas sim em barco à vela. A viagem vai contar com cerca de 20 embarcações (veleiros convidados), entre as quais a Caravela Vera Cruz, assim como várias embarcações internacionais. No total, serão cerca de 150 os participantes a embarcar neste cruzeiro que partirá de Vila Real de Santo António no dia 28 de maio para terminar a 13 de junho em Padrón, Espanha.
Pelo caminho, estão previstas paragens nos portos de Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche/Nazaré, Ria de Aveiro, Leixões e Viana do Castelo. O cruzeiro segue, posteriormente, em direção a Baiona, terminando no porto de Vila Garcia de Arousa, na Galiza (Espanha), local a partir do qual os nautas terão de completar o percurso a pé até Santiago de Compostela. Um dos objetivos passa, também, pelo reconhecimento destes locais como “Portos de Santiago”.
“Santiago chama-te. Vai com o Vento” é o mote a que se subordina o “Caminho Marítimo de Santiago”, projeto que visa reforçar a visibilidade internacional dos itinerários portugueses dos Caminhos de Santiago e procura obter a certificação de “Caminho Português de Santiago”.
Este primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” em Portugal pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no primeiro milénio, transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa, até à Galiza.
A iniciativa foi apresentada no stand do Turismo Centro de Portugal na BTL durante a sessão de apresentação da Rota Nautical Portugal em que participou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.