Portugal entre os destinos europeus com maior crescimento
Dados da ForwardKeys apontam que Portugal está entre os destinos turísticos europeus com maior crescimento. A nível mundial, as perspetivas de viagens para este verão indicam um “forte ressurgimento” das Caraíbas.
No que toca à Europa, Portugal está incluído no Top 5 dos destinos com maior crescimento em 2022, uma lista que inclui Islândia, Grécia, Espanha e França. As perspetivas indicam mesmo que os resultados de 2022,deverão ficar apenas “um pouco abaixo dos níveis pré-pandemia”, tendo por base os números conseguidos no primeiro trimestre do ano e as reservas para o segundo trimestre.
Segundo o estudo, a Europa está a observar uma recuperação acentuada do setor das viagens e turismo, com crescimentos de três dígitos relativamente ao ano passado. As chegadas internacionais à Europa, refere o estudo, apresentam um aumento maciço de 350% face ao primeiro trimestre do ano passado. Já para o segundo trimestre é visível “um aumento significativo nas reservas internacionais, que aumentaram 264% em relação ao ano anterior”.
Por regiões do mundo, as perspetivas de viagens de verão são lideradas pelo Caribe e pela América Latina, que incluem sete dos 10 principais destinos de viagem. África e Médio Oriente também figuram na lista dos 20 melhores, com destinos como a Tanzânia, o Qatar e o Egito a chegarem também perto dos níveis da pré pandemia, enquanto a recuperação na região da Ásia-Pacífico deverá acelerar à medida que os destinos reabram gradualmente ao longo de 2022.
No cômputo geral o World Travel & Tourism Council (WTTC) e seu parceiro ForwardKeys, preveem um grande aumento nas reservas globais de voos internacionais à medida que as viagens começam a ficar mais liberalizadas.
Segundo o estudo, no ano passado a recuperação gradual do setor foi significativamente retardada pelo aumento nos casos da variante Omicron. No entanto, o futuro parece mais brilhante para 2022, registando-se dados positivos de reservas em todo o mundo.
“Os dados de reservas são um sinal firme da forte recuperação do setor global de viagens e turismo”, afirmou Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC. De acordo com estes dados, os números do primeiro e segundo trimestres deste ano mostram “um crescimento de três dígitos” ao nível das reservas de voos em todo o mundo.
Os dados referem ainda que está a existir uma “maior procura por classes de cabine premium”, sendo também visível um forte aumento no que toca às reservas efetuadas à última hora.