Portugal em 5º lugar nas preferências dos alemães para as férias de verão

A procura por pacotes de férias continua em alta no mercado alemão que está a reservar as viagens ainda mais cedo do que nos anos anteriores. No que se refere aos destinos preferidos, Portugal assume a quinta posição, segundo dados da Associação Alemã de Viagens (DRV), apresentados na ITB.
“A boa notícia é que viajar continua no topo da lista de desejos dos consumidores alemães este ano”, afirmou o presidente da Associação Alemã de Viagens (DRV), Norbert Fiebig, na abertura da ITB Berlin.
Segundo o mesmo responsável, “os alemães estão a reservar as suas férias de verão ainda mais cedo do que no ano passado”, o que o levou a afirmar que “reservar com antecedência é o novo último minuto”.
As tendências para o verão de 2025 no mercado alemão são claras: os alemães preferem voar para as praias do Mediterrâneo. Segundo os dados divulgados, os pacotes para os países do Mediterrâneo Oriental apresentam a maior taxa de crescimento mas os cruzeiros e as viagens de longa distância estão a verificar uma procura ainda maior do que no verão passado. Em grande destaque volta a estar a Turquia, destino preferido das famílias para férias em Tudo Incluído.
No geral, a procura por férias na temporada de verão (maio a outubro) levou a um crescimento nas vendas de 12% em comparação ao ano anterior, de acordo com os dados atuais da Travel Data + Analytics (TDA) para o DRV. A base reside em dados de reservas do final de janeiro de agências de viagens e portais de viagens online que vendem produtos de operadoras de turismo.
De acordo com o presidente da DRV, Fiebig, o que é particularmente positivo é que “a popularidade de pacotes de férias clássicos e está novamente a crescer. Em comparação com o ano passado, as reservas de férias em agências de viagens e operadores turísticos aumentou 6% face ao mesmo período do ano passado.
Os principais destinos de pacotes de viagem para o verão de 2025 por facturação, são: Turquia, Espanha, Grécia, Egito, Portugal, Itália, Tunísia, EUA, Maldivas e Bulgária.
No Top 10, com aumentos particularmente elevados face ao ano passado, estão o Egito (+ 35%) e as Maldivas (+27%). Para os destinos tradicionalmente mais baratos da Tunísia, Bulgária e Egito, a maior procura deve-se aos aumentos de preços abaixo da média. “Em tempos economicamente desafiadores, o dinheiro não é tão fácil de conseguir e isso também se reflete na escolha do destino de viagem”, explica o presidente da DRV, Norbert Fiebig.
Viagens de longo curso com forte aumento
As viagens de longa distância estão a apresentar um crescimento de vendas no mercado alemão ligeiramente acima da média de 13% para a próxima temporada de verão, com a Ásia a registar um aumento de 33%, com destaque para a Tailândia, onde o crescimento é ainda superior à média da região.
Na África, a Tanzânia é o principal motor de crescimento na região, enquanto no Caribe é a República Dominicana. A procura pelas Maldivas é particularmente forte, com as vendas no mercado de operadores turísticos alemães a crescerem quase um terço em comparação ao ano anterior (mais 29%).
Já os EUA, o Canadá e o México estão praticamente no mesmo nível do ano passado em termos de volume de vendas.
Quanto aos cruzeiros espera-se que as vendas aumentem em 14% em comparação ao ano anterior
Para as férias da Páscoa, os destinos mais reservados são a Turquia (17% das vendas totais), Egito (13%), Ilhas Canárias (11%), Ilhas Baleares (8%) e Grécia (5%).