Portugal é o 4º melhor destino para mulheres que viajam sozinhas
Para as mulheres que idealizam viajar sozinhas a principal preocupação que se coloca é a da segurança. Partindo dessa base, a SportsCover Direct partiu em busca dos melhores destinos para as viagens “no feminino” e entre os destinos analisados Portugal figura em quarto lugar.
Viajar sozinho não é para todos mas estudos recentes apontam que este é um segmento em acentuado crescimento, principalmente entre os millennials. Quando se trata de viagens “no feminino” a grande preocupação é a segurança, tanto que um inquérito realizado em 2020 concluiu que quase 50% das mulheres afirmaram que as preocupações com a segurança eram o maior obstáculo a viajar sozinhas e 31% tinham ansiedade sobre isso.
No sentido de capacitar as mulheres em todo o mundo a sentirem maior confiança na realização de viagens internacionais “a solo”, a SportsCover Direct, fornecedora especializada de seguros de viagem para desportos, partiu à descoberta dos melhores destinos para estas viagens, com base nas pontuações de segurança feminina, no número de excursões individuais, na percentagem de hotéis cinco estrelas e no número de atividades que foram classificadas como cinco estrelas no TripAdvisor.
De acordo com os resultados do estudo, a Europa lidera a lista das melhores aventuras femininas “a solo”, com a Espanha em primeiro lugar, com 47 pontos em 50 possíveis, seguindo-se a Irlanda (46 pontos) e a Áustria em terceiro (45 pontos).
Portugal surge como quarto melhor destino para as mulheres que viajam desacompanhadas, obtendo 44,45 pontos, entre os 50 possíveis. Ainda assim, o fator segurança é até mais elevado em Portugal do que nos países que o antecedem no ranking, com um total de 277,58 pontos, contra os 212,4 de Espanha, por exemplo. No entanto, o nosso país perde no número de excursões direcionadas a este nicho de mercado (281 contra os 680 de Espanha). Perde, também na percentagem de hotéis de cinco estrelas (33,45% contra os 36,21 de Espanha) embora volte a ganhar ao país vizinho na percentagem de atividades de cinco estrelas disponíveis (32,13% em Portugal, quando Espanha se fica pelos 25,76%).
Ainda assim, Portugal fica bastante à frente de destinos turísticos tão conhecidos como a França (10º lugar do ranking), Suíça, Noruega e Singapura, só para dar alguns exemplos.
Passear, sem problemas de segurança, por todo o centro histórico de Lisboa ou fazer uma visita a Sintra, são duas das atividades recomendadas pela SportsCover Direct.
Elina Ilieva, da SportsCover Direct, sublinha que “viajar sozinho pode ser intimidante, pois para muitos é uma experiência nova. Quem o faz está num terreno desconhecido e tem que se adaptar a novas e diferentes culturas. Acresce o medo de que algo de menos bom possa acontecer no estrangeiro mas coisas más podem acontecer em qualquer lugar, pelo que essa ideia não deve impedir as pessoas de desfrutarem de uma experiência gratificante”.
A responsável deixa alguns conselhos para as mulheres que pretendem viajar sozinhas, a começar pela necessidade de pesquisar sobre o destino, o local onde quer ficar hospedado, o alojamento e as excursões. Aconselha também a que as mulheres façam o seguro mais indicado, principalmente se pretenderem fazer caminhadas ou praticar algum desporto e a que fiquem alojadas num local com várias classificações positivas. “Antes de reservar o alojamento, verifique as avaliações porque, normalmente, estas “dão uma ideia do anfitrião, do bairro e do padrão do alojamento”.