Portugal é o 3º destino mais procurado para férias em agosto
Uma análise da Jetcost aponta Portugal como terceiro destino mais procurado pelos turistas europeus para férias em agosto, sendo apenas ultrapassado por Itália e Espanha. Em Portugal, Lisboa, Porto, Faro e Madeira, são os mais procurados por europeus e portugueses.
De acordo com os analistas do motor de busca Jetcost, a procura de hotéis para o mês de agosto é superior a 2019 e 2022, o que deixa indicações de uma recuperação no setor do turismo, com “números recordes superiores aos de 2019, ano anterior à pandemia, e mesmo aos do ano passado, em que o coronavírus foi superado”.
Por outro lado, as pesquisas de viagens para agosto são já 37% superiores ao período homólogo de 2019, e 14% superiores às do mês homólogo do ano passado. A pesquisa aponta ainda que os utilizadores “gastam 62% mais de tempo a procurar soluções diferentes, tarifas alternativas e datas, para encontrar a oferta que melhor se adapte ao orçamento de cada um”.
Uma boa parte dos europeus que decidiram viajar no mês de agosto de tem Portugal como destino, fazendo com que o nosso país seja o terceiro mais procurado na Jetcost, depois da Espanha e da Itália.
A análise de dados aponta Lisboa como o destino português mais procurado pelos turistas europeus sobretudo por italianos e alemães, pois ocupa a primeira posição em termos das suas pesquisas e para os espanhóis, holandeses, franceses e britânicos, é o segundo mais procurado. Os portugueses também a escolhem Lisboa em primeiro lugar para passar uns dias de lazer e descanso.
Em segundo lugar está o Porto, que é a cidade mais procurada por viajantes franceses e espanhóis, a segunda por alemães e a terceira por italianos, britânicos e holandeses. Os portugueses também escolhem a Invicta em segundo lugar.
A sul, Faro, é a mais pedida pelos ingleses e holandeses, a terceira pelos franceses e alemães, a quarta pelos italianos e a quinta pelos espanhóis. Para os portugueses é a nona cidade mais procurada do mundo.
Quanto às ilhas, a da Madeira é a segunda escolha dos italianos, a terceira dos espanhóis e a quarta dos franceses, ingleses, alemães e holandeses, sendo, também, o terceiro destino mais procurado pelos portugueses. Já Porto Santo, ocupa o sexto lugar entre as preferências dos turistas franceses, britânicos, alemães e italianos e o sétimo entre os turistas espanhóis e holandeses. Para os portugueses ocupa o 17.º lugar.
As Ilhas dos Açores são também cada vez mais procuradas, com a ilha de São Miguel a ocupar o quarto lugar em termos de preferência dos espanhóis, o quinto dos franceses, britânicos, alemães e italianos e o sétimo dos holandeses, seguida da Terceira, escolhida na sexta posição para espanhóis e holandeses e a sétima posição para franceses, britânicos e italianos e a nona para alemães. Por outro lado, São Miguel e Terceira também são muito desejadas pelos portugueses e ocupam a posição número 5 e 18, respetivamente.
A Ilhas do Pico, Faial, Flores, Santa Maria, Corvo, São Jorge e Graciosa também estão entre as preferências dos turistas europeus para as férias de agosto.
Além das cidades portuguesas, dos destinos de verão de sol e praia, juntamente com as capitais e grandes cidades dos principais países europeus, os destinos que ocupam as melhores posições da lista são: Palma de Maiorca (4), Paris (6), Barcelona (7), Madrid (10), Ibiza (11), Malta (12), Roma (14), Alicante (15), Atenas (16), Amsterdão (19), Menorca (20), Amsterdão (16), Gran Canaria (21), Londres (22), Málaga (23) e Tenerife (25).
Os que optaram pelo longo curso escolhem destinos onde se fala português, como São Paulo, que ocupa a 8ª posição, Cabo Verde 13º, São Tomé 22º e Rio de Janeiro 24º.