Portugal e Brasil vão promover afro turismo no mercado norte-americano

O afro-turismo é um dos produtos que Portugal e o Brasil poderão desenvolver em conjunto, no âmbito do protocolo assinado entre a Embratur e o Turismo de Portugal. O objetivo é formatar o produto e promovê-lo no mercado dos EUA, em ações conjuntas, como avançou ao Turisver o presidente da Embratur, Marcelo Freixo em entrevista que publicaremos esta semana.
Em entrevista ao Turisver, Marcelo Freixo começou por destacar que “o Turismo de Portugal é uma referência para nós porque em cinco anos conseguiu duplicar o número de turistas em Portugal”, país que recebe 18 milhões de turistas estrangeiros”.
“Entender o sucesso de Portugal é muito importante para o Brasil”, afirmou o presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo que sublinhou o objetivo de, através do protocolo assinado no sábado, aproximar as práticas turísticas de ambos os países e, em termos mais imediatos “trazer mais turistas brasileiros para Portugal e mais portugueses para o Brasil”.
O protocolo, no entanto, irá muito mais além, passando por iniciativas conjuntas de que resulte o crescimento do turismo em ambos os países. Deu como exemplo o caso do afro turismo: “uma das áreas em que poderemos avançar em conjunto é o afro turismo que nós já estamos a desenvolver na Embratur”, um segmento que “tem um potencial muito forte no Brasil e nunca foi estruturado” e que, segundo disse, “Portugal também tem muito interesse em fazer esse trabalho com o afro turismo”.
O objetivo, precisou, “é trabalhar com as agências norte-americanas e a Embratur e o Turismo de Portugal poderão fazer esse trabalho juntos” já que “há uma forte procura” por este tipo de turismo nos Estados Unidos.
Outro produto em que ambos os países poderão avançar juntos “é o turismo literário, porque tanto num país como noutro temos muitas possibilidades (…). O turismo literário está muito pouco desenvolvido no Brasil e Portugal também tem muito interesse em desenvolvê-lo”.
Em entrevista que o Turisver irá publicar na íntegra, Marcelo Freixo deixou claro que estes são apenas dois exemplos de iniciativas que a Embratur e o Turismo de Portugal começam agora a “amadurecer em termos de ações integradas”.