Portugal é 2º mercado emissor: Turismo de Cabo Verde continua rota de crescimento
No terceiro trimestre de 2024, o número de dormidas turísticas em Cabo Verde aumentou 6,1% face ao mesmo período do ano anterior. Os hotéis continuaram a ser o meio de alojamento mais procurado e Portugal foi o segundo mercado emissor.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, os estabelecimentos hoteleiros do país registaram, no terceiro trimestre de 2024, um total de 247.093 hóspedes, que totalizaram 1.395.397 dormidas, o que “representa um aumento de 6,7% no número de visitantes e de 6,1% nas pernoites, em relação ao mesmo período de 2023”.
Os hotéis continuaram a ser a opção mais popular, tendo representado 85,8% das dormidas, e a ilha do Sal continua a ser a mais procurada, concentrando 60,3% do total de turistas. Em segundo lugar, mas a grande distância, ficou a ilha da Boavista, com 24,3%, seguindo-se as ilhas de Santiago com 8,5% dos hóspedes, e São Vicente com 3,4%.
Os dados divulgados adiantam que o Reino Unido continuou a ser o principal mercado emissor de turistas para Cabo Verde, com 31,8% das entradas, seguido por Portugal (13,2%) e Países Baixos (7,6%).
O INE destaca que a tendência de crescimento no setor turístico deve continuar a impulsionar a economia cabo-verdiana.