Portugal continua na lista: Conheça as tendências de viagens dos espanhóis para este verão
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/07/tourists-with-map-front-roman-monument-Freepik.jpg)
Segundo a Mabrian, as reservas de última hora continuam a ser decisivas para os espanhóis. O destino nº 1 continuará a ser Espanha mas destinos de proximidade, como Portugal e outros menos conhecidos estão também “em cima da mesa” na hora da decisão.
De acordo com a plataforma global de inteligência de viagens, a maioria dos espanhóis planeia suas férias de verão em cima da hora, pelo menos quando a opção são destinos domésticos ou de curta distância, que se apresentam, aliás, como os preferidos dos espanhóis para as suas férias de verão.
O ranking de destinos que serão mais procurados pelos espanhóis durante este verão, está a própria Espanha, seguida dos destinos de maior proximidade como Portugal, principalmente, mas também Itália e França: Na lista figuram também, segundo a Mabrian, o Reino Unido, a Alemanha, a Grécia, Marrocos, Estados Unidos e Albânia.
Mais de dois terços dos espanhóis viajam dentro da Espanha durante o verão, enquanto o restante escolhe destinos internacionais. Destinos estrangeiros de curta distância continuam fortes, como Portugal, Itália, Marrocos ou Grécia – com uma proposta de valor combinada de sol, praia e cultura.
Ainda assim, há outros destinos a subirem nas preferências como é o caso da Albânia e dos Estados Unidos, sendo este o único destino de longa distância nas 10 principais escolhas dos viajantes espanhóis.
Motivações das viagens
Património cultural (37%) e gastronomia (12%) são os principais motivos para escolher um destino internacional de verão para quase metade dos espanhóis. Sol e praia são os motivos mais importantes para 13% dos espanhóis que viajam localmente, embora desfrutar de experiências culturais seja o principal impulsionador da procura doméstica, para mais de um terço dos espanhóis (34% do total).
Conforme mostrado pelos dados da Mabrian, o Índice de Percepção de Segurança para a Espanha e os cinco destinos internacionais favoritos dos espanhóis no verão variam entre 73 e 82 pontos (de 100 possíveis), sendo Portugal, Espanha e Reino Unido os mais seguros, de acordo com a percepção dos viajantes espanhóis.
Desfrutar de condições climáticas agradáveis, não extremas, também é um fator que pesa nas escolhas dos viajantes espanhóis para o verão. Os cinco principais destinos internacionais de verão preferidos pelos viajantes espanhóis apresentam um Índice de Perceção Climática que varia entre 86 e 93 pontos, em 100 possíveis. Isso é 11 pontos a mais do que a perceção que os espanhóis têm de suas próprias condições climáticas de verão, que chega a 77,1 pontos, em 100 possíveis.
Mais planeamento, mas “last minute” perdura
As pesquisas de companhias aéreas para o verão de 2024 mostram uma tendência mista: os espanhóis começaram a planear suas férias de verão com 86,8 dias de antecedência (quase três meses) para viagens para destinos internacionais e 77 dias (dois meses e meio) de antecedência para destinos domésticos, conforme a data da análise.
“De qualquer forma, devemos esperar para ver como as pesquisas evoluem durante julho e agosto para este verão, já que os viajantes espanhóis geralmente não planeiam suas férias com muita antecedência; na verdade, como os nossos dados indicam, um em cada quatro espanhóis reserva suas férias de verão com menos de um mês de antecedência”, explica Carlos Cendra, sócio e diretor de marketing e comunicação da Mabrian.
Vale ressaltar que a análise cruzada foi realizada sobre a procura de verão espanhola com base nas buscas de voos para suas escolhas preferidas, variando de dezembro de 2023 a junho de 2024, para viagens entre maio e agosto de 2024. Isto implica que os dados ainda não refletem a tradicional procura de última hora do mercado de outbound espanhol.
Imagem: Freepik