Portugal continua a ser o destino mais vendido pela rede Bestravel atingindo os 12 M€
Em 2023, o destino Portugal, manteve-se “a larga distância”, e uma vez mais, como o número 1 nas vendas das agências da rede Bestravel, onde o top dos operadores mais vendidos é constituído pelos “parceiros estratégicos” da rede, informou Ricardo Teles, diretor operacional da rede, em conferência de imprensa à margem da XIX Convenção Bestravel.
Solférias, Ávoris (Jolidey e Travelplan) e Newtour (Soltrópico, Egotravel e Turangra) foram os operadores mais vendidos pelas agências Bestravel em 2023, avançou Ricardo Teles, explicando todo o top de vendas é “praticamente constituído” pelos “ 27parceiros estratégicos ” que a rede tinha em 2023 (este ano o número subiu para 28) e que representaram cerca de 75% das vendas da rede.
Isso deve-se, disse o diretor operacional da rede, ao direcionamento que é feito das vendas e também a todo um trabalho de comunicação que é realizado ao longo de todo o ano e que inclui campanhas, webinares e formação.
Ainda sobre este ponto, realçou ter havido, em 2023, “uma tremenda subida dos operadores da Newtour, tendo-se mantido o peso dos operadores da Ávoris e da Soltour no que se referiu às Caraíbas, enquanto nos cruzeiros, produto que “continua a ter uma enorme procura”, é a MSC Cruzeiros que lidera.
Relativamente aos destinos mais vendidos, Portugal continua a ser o líder das vendas, “com uma boa distância” dos seguintes. Evidentemente, quando se fala de Portugal, fala-se do Continente e das ilhas (Madeira e Açores), e neste caso, como é conhecido, o Porto Santo tem uma grande força de vendas durante os meses de verão – “se mais camas houvesse mais se tinha vendido”, frisou a propósito o diretor operacional da Bestravel – adiantando que outro destino nacional muito vendido é o Algarve.
Ao todo, o destino Portugal representou para a rede 12 milhões de euros em vendas, tendo crescido em torno de 20% face ao ano anterior. A justificar as vendas do destino estão fatores como a proximidade, a segurança e confiança que os portugueses sentem em fazer férias no seu país.
Marrocos foi um destino que “teve uma subida muito interessante” em 2023
Depois de Portugal, o destino mais vendido é Espanha, seguido de Cabo Verde “um destino que teve uma grande subida” em 2023, revelando “um comportamento muito positivo”. Ricardo Teles ressalvou que se as Caraíbas fossem olhadas em conjunto, subiriam a terceiro destino mais vendido, mas em separado, República Dominicana, México e Cuba já ficam um pouco mais atrás.
Referiu ainda que Marrocos “teve uma subida muito interessante” em 2023, o mesmo tendo acontecido com as Grandes Viagens, com destinos como as Maldivas, Tailândia e Tanzânia “um destino que está a ter uma grande subida”.
A propósito salientou que tudo isto foi conseguido com “grandes campanhas de comunicação” mês a mês, ao longo do ano, tanto em termos de pontos de venda, como de redes sociais e meios de comunicação. Tão ou mais importante do que as campanhas, Ricardo Teles sublinhou o papel da formação dos agentes de viagens da rede que “tem permitido, nos destinos que vamos lançando, raramente não termos um sucesso pleno. Todas as campanhas que surgem são muito bem absorvidas pela rede e muito bem implementadas nos pontos de venda”.