Portugal consolida posição na ONU Turismo com eleição para dois órgãos

No âmbito da 71.ª Reunião da Comissão para a Europa da Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), em Baku, no Azerbaijão, no passado dia 5 de junho, Portugal foi eleito como membro do Working Group for the Agenda for Europe (2025–2027) e reeleito para o Committee on Tourism Online Education (2025–2029).
Membro da ONU Turismo desde 1976, Portugal volta assim a afirmar-se como um dos países mais ativos da organização, assumindo um papel relevante na definição das prioridades e políticas do setor turístico a nível europeu e global. A reunião contou com cerca de 150 representantes de 41 países, constituindo uma importante plataforma de diálogo, partilha de boas práticas e reflexão estratégica sobre os desafios atuais do turismo.
A participação portuguesa nestes órgãos especializados, que têm como missão apoiar o Conselho Executivo da ONU Turismo na definição do programa de trabalho e linhas de orientação, representa um passo estratégico no reforço da presença nacional nas instâncias de decisão. Atualmente, Portugal integra o Committee on Tourism Online Education (2021–2025), agora renovado até 2029; o Committee on Statistics (2023–2027); o Committee on Tourism and Sustainability (2023–2027); e o Working Group for the Agenda for Europe (2025-2027).
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “a eleição de Portugal para estes dois órgãos da ONU Turismo é um reconhecimento do trabalho consistente que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver, posicionando o país como um parceiro confiável, empenhado em contribuir para uma abordagem equilibrada das políticas europeias de turismo, em prol de um setor turístico fonte de desenvolvimento económico e social para todos”.