Portugal com cinco observatórios regionais de turismo sustentável
O Turismo de Portugal formalizou recentemente os protocolos com as ERTs do Centro e do Porto e Norte de Portugal para lançamento de mais estes dois observatórios que se juntam aos dos Açores, Alentejo e Algarve.
Foram recentemente lançados, através da formalização dos respetivos protocolos, mais dois observatórios regionais de turismo sustentável, concretamente, o Observatório para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal e o Observatório para o Turismo Sustentável do Porto e Norte. Estes dois novos observatórios irão juntar-se aos três que integram já a rede nacional e que estão totalmente operacionais; o Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO), o Observatório de Turismo dos Açores e o Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO).
Tal como os três observatórios referidos, também os do Centro e do Porto e Norte, pretendem ser reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) enquanto membros da sua Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO).
Em nota à imprensa, o Turismo de Portugal dá conta de que tem vindo a trabalhar com as entidades regionais para a criação de observatórios de sustentabilidade nas diversas regiões. Com isto, tem sido dado cumprimentos aos objetivos definidos na Estratégia Turismo 2027 que preconiza que o destino Portugal se deve posicionar como um dos mais competitivos e sustentáveis do Mundo. “O objetivo é obter um conhecimento aprofundado dos impactes da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos”, sublinha o TP.
Afirmar o turismo como hub para o desenvolvimento de todo o território, desencadeando ações e iniciativas várias, e estabelecendo metas específicas de sustentabilidade, nomeadamente através do recentemente lançado Plano Turismo +Sustentável 20-23, tem sido uma das missões a que o Turismo de Portugal tem dado cumprimento.