“Portugal Branding” vai mapear, reconhecer e implementar gestão de marcas territoriais
“Portugal Branding” é o novo projeto de investigação dinamizado pelo CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School – ISCAC que vai mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas territoriais em território nacional.
Um projeto, cuja apresentação oficial decorreu na passada semana em Coimbra, e que numa primeira fase será direcionado para municípios, prevendo o reconhecimento público e a validação científica do seu compromisso e trabalho desenvolvido neste âmbito, quer a nível estratégico quer operacional.
Albufeira, Alcochete, Baião, Braga, Cascais, Castelo Branco, Castro Daire, Coimbra, Fundão, Lisboa, Lousã, Maia, Palmela, Ponte de Lima, Sertã, Sesimbra e Vouzela são os municípios que fazem parte deste projeto.
Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, numa primeira fase, “uma equipa de especialistas avaliará o estado de maturidade das respetivas marcas territoriais, através de uma matriz de critérios subdivididos por cinco eixos de atuação, que vão desde a governação à identidade e perceção da marca”.
Uma matriz, que foi desenvolvida por docentes e investigadoras/es ao longo dos últimos dois anos e que teve como base diversos casos de estudo nacionais e internacionais.
Segundo as entidades promotoras do projeto, o que se pretende é criar um referencial científico ao nível da gestão de marcas territoriais e apoiar os municípios a detetar oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial.
Recorde-se que o Município de Palmela estará presente neste programa com a marca “Palmela Conquista”, que em 2023 assinala os 10 anos de implementação no território.