Portucalense debate impacto do turismo nos centros históricos

A Universidade Portucalense (UPT) vai assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos com um debate sobre a preservação do património e as dinâmicas do turismo urbano. A iniciativa vai decorrer na tarde do dia 25 de março.
Organizado pela Cultura@Portucalense e pelo Departamento de Turismo, Património e Cultura da UPT, a iniciativa, intitulada Talks – Reflexões sobre Centros Históricos, vai reunir especialistas para discutir estratégias de preservação dos centros históricos face à crescente pressão do turismo e do desenvolvimento urbano. O evento tem início às 14h30.
Serão debatidos temas como a reabilitação urbana, a sustentabilidade e preservação dos centros históricos, com destaque para a situação vivida na cidade do Porto. O impacto da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial da UNESCO, bem como as consequências do turismo massificado, como o aumento das rendas e a deslocação de residentes, serão temas centrais.
“O desafio está em equilibrar a valorização turística com a necessidade de manter a vivência autêntica da cidade. O Porto é um exemplo paradigmático, onde o turismo trouxe um crescimento económico significativo, mas também exige políticas eficazes para evitar a descaracterização do seu património”, afirma Fátima Matos Silva, Coordenadora do projeto Cultura@Portucalense.
A sessão de abertura contará com intervenções de Fernando Ramos, Reitor da Universidade Portucalense, Isabel Vaz de Freitas, Diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura, e Fátima Matos Silva, Coordenadora do projeto Cultura@Portucalense. Helena Albuquerque, também do Departamento de Turismo, Património e Cultura, será a moderadora das sessões de debate.
Augusto Moutinho Borges, académico correspondente da Academia Portuguesa da História, abordará o património histórico dos centros de Ribacoa, enquanto Maria Isabel Pinto Osório, arqueóloga da Câmara Municipal do Porto, apresentará os resultados de escavações arqueológicas no Morro da Sé.
Ana Paula Amendoeira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, vai abordar os desafios da gestão dos centros históricos na atualidade, nomeadamente como se pode explorar o equilíbrio entre conservação patrimonial, turismo e desenvolvimento urbano.
O evento culmina com o lançamento do livro Heritage Tourism and Sustainable City Dynamics, editado por Fátima Matos Silva e Isabel Vaz de Freitas.
As iinscrições são gratuitas mas obrigatórias: https://www.upt.pt/inicio/inscricao-talks-reflexoes-sobre-centros-historicos-e-o-lancamento-de-livro/
Link do livro: https://www.mdpi.com/books/reprint/10590-heritage-tourism-and-sustainable-city-dynamics
Foto: © Visit Portugal