Portos da Madeira preveem receber 130 escalas de navios de cruzeiro até ao final do ano

Os Portos da Madeira preveem receber até ao final do ano 125 escalas de navios de cruzeiro no porto do Funchal e cinco no do Porto Santo, o que se traduz num movimento de cerca de 275 mil passageiros e 90 mil tripulantes.
No mês que tem início a época alta dos cruzeiros naquele arquipélago e que se prolonga até dia 31 de maio de 2024, a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. faz saber que relativamente a novas entradas, até ao final do ano, preveem-se 10 escalas inaugurais, sendo o ‘Seabourn Pursuit’ o primeiro a estrear-se na Madeira, esta terça-feira, 19 de setembro. Embora a época alta se tenha iniciado com a escala do navio ‘Anthem of The Seas’, no passado dia 13, sendo esperadas nove escalas de cruzeiros ainda este mês de setembro.
“Estes dados são reveladores da confiança que as companhias depositam nos Portos da Madeira, ao que não é indiferente o facto de a região ter recebido o prémio de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros nos ‘World Cruise Awards’ em 2022, estando este ano nomeada mais uma vez para esta categoria”, sublinha Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM.
“O balanço da época anterior foi bastante positivo e temos a ambição de, no período que agora se inicia, termos ainda mais visitantes e mais companhias. Até dezembro estão previstas mais 10 escalas inaugurais, o que demonstra a confiança que as companhias têm em nós”, reforça ainda a mesma responsável.
Recorde-se que na época alta de 2022-2023, os Portos da Madeira registaram um movimento de 557.824 passageiros (284.056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1.949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022. No mesmo período, registaram-se 286 escalas, menos oito que na época anterior, o que se explica pelo regresso à normalidade do sector, agora, com mais portos abertos e possibilidade de aventurar-se por outras rotas.
De destacar ainda a criação da nova assinatura ´Your Safe Port’, em 2021, refletindo o novo posicionamento da marca, presente no filme promocional e na nova brochura institucional, o lançamento de várias campanhas de marketing digital a nível nacional e internacional, assim como a presença nos principais encontros internacionais da indústria permitiram manter e reforçar a relação de proximidade com as várias companhias marítimas e parceiros do sector, o que acompanhado pelos bons resultados em termos de escalas de navios, posicionaram a Madeira como um destino consolidado e reconhecido a nível mundial.
A todas estas medidas, acresceu ainda o forte investimento recentemente efetuado pelo Governo Regional, no valor de 9 M€ para potenciar o crescimento dos Portos da Madeira e o equiparar aos melhores portos internacionais.