Portos da Madeira com 125 escalas de cruzeiros em 2021
Apesar dos efeitos da pandemia, os portos da Madeira registaram mais de 117 mil cruzeiristas divididos por 125 escalas de navios, com o Funchal a ascender ao primeiro lugar no que toca a escalas, em 2021.
Ao todo, os portos da Madeira (Madeira e Porto Santo), registaram 117 289 passageiros, com a APRAM a salientar que, apesar de o primeiro navio ter escalado a Madeira em Junho (o “World Voyager”), os resultados foram praticamente obtidos no último trimestre.
Por porto, o Funchal foi o porto nacional com maior número de escalas, 113, que trouxeram consigo 114.767 passageiros e 7.0815 tripulantes e o Porto do Porto Santo 12 escalas, 2.522 passageiros e 2.180 tripulantes.
Citada em comunicado, Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração dos Portos da Madeira, salienta que o setor arrancou “com mais movimento do que o esperado”, avançando que os portos da região receberam 13 navios em turnaround, os quais “movimentaram 3126 passageiros e 44 pernoitas de navios, um indicador que mantém a tendência de crescimento”.
A responsável sublinha também o facto de os portos da Madeira se terem “preparado para a retoma mantendo o diálogo com as companhias, planificando de forma detalhada a operação, criando instrumentos de trabalho e reforçando a comunicação sobre o que estávamos a fazer ao nível da segurança sanitária”, um trabalho que, destaca, “foi elogiado pelos nossos parceiros, inclusive pela CLIA”, dando por bem merecido o investimento que somou mais de meio milhão de euros.