PortoBay conquista cinco prémios na Gala Michelin

Os restaurantes do Grupo PortoBay, Il Gallo d’Oro, o Avista, o Horta e o Avista Ásia foram premiados na 2.ª edição em Portugal da Gala do Guia Michelin, que decorreu esta terça-feira, 25 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
O PortoBay que há 16 anos participa neste evento, viu nesta edição o Il Gallo d’Oro renovar as suas duas estrelas Michelin e a Estrela Verde, o Avista garantir, pelo quinto ano consecutivo, a sua presença no guia, o Horta manter a sua recomendação no guia e o Avista Ásia, pela primeira vez, ser recomendado pelo Guia Michelin.
“Para um Grupo Hoteleiro como o PortoBay, que tem apostado na Gastronomia como fator de diferenciação, é motivo de regozijo e de sentimento de dever cumprido o múltiplo reconhecimento pelo Guia Michelin da qualidade da sua restauração”, sublinha António Trindade, CEO do Grupo PortoBay, acrescentando que “este contributo vem reforçar o nosso posicionamento como grupo de referência nacional e internacional. Às equipas, os nossos parabéns por parte de todos os colegas do grupo e o meu muito obrigado pelo vosso profissionalismo e dedicação à marca PortoBay”.
O Il Gallo d’Oro, restaurante do hotel de cinco estrelas The Cliff Bay, no Funchal, voltou a renovar as suas duas estrelas Michelin e a Estrela Verde, reafirmando o seu estatuto na gastronomia portuguesa. Com um menu inspirado na cozinha aromática ibérica, o restaurante destaca-se pelo uso de ingredientes frescos da Ilha da Madeira, muitos provenientes da horta PortoBay, combinados com produtos de alta qualidade de outras regiões da Europa. A aposta na sustentabilidade resulta numa experiência gastronómica que celebra a riqueza dos produtos locais com uma abordagem criativa.
Já o Avista, restaurante do hotel de cinco estrelas Les Suites at The Cliff Bay, no Funchal, garantiu, pelo quinto ano consecutivo, a sua presença no guia. Desde a sua inauguração, o Avista tem sido uma presença constante no guia, conquistando apreciadores com uma cozinha que privilegia a frescura dos ingredientes locais, como os legumes da horta PortoBay, o peixe fresco da costa, os mariscos e as carnes selecionadas, sempre com uma abordagem descontraída da culinária mediterrânica.
Outro restaurante do grupo PortoBay a manter o seu estatuto no Guia Michelin foi o Horta, localizado na promenade do Lido e integrado no resort Vila Porto Mare. Reconhecido pelo seu conceito de comida saudável e de conforto, o restaurante distingue-se pela utilização de ingredientes frescos e locais, alguns provenientes diretamente da horta PortoBay, um espaço dedicado à produção sustentável de ervas aromáticas, vegetais e outros produtos que enriquecem as suas criações gastronómicas.
A grande novidade desta edição para o Grupo PortoBay foi o restaurante Avista Ásia, que, pela primeira vez, recebeu a distinção de restaurante recomendado pelo Guia Michelin. Irmão gémeo do Avista e localizado no andar superior, combina técnicas da cozinha asiática com ingredientes frescos da Madeira, dando destaque aos produtos da estação. Entre as especialidades, sobressaem o sushi e sashimi preparados com peixes da ilha, a costela de porco preto, as tempuras crocantes e o pão a vapor, feito artesanalmente todos os dias.
O Chefe Benoît Sinthon, que lidera a equipa do Il Gallo d’Oro, restaurante distinguido com duas estrelas Michelin e uma Estrela Verde, tem contribuído na formação dos Chefes João Luz (Avista), Santiago Anolles (Horta) e Rui Pinto (Avista Ásia).
Benoît Sinthon afirma que “a renovação das estrelas é muito importante e, para mim, uma grande satisfação, refletindo mais de 20 anos de dedicação. O Il Gallo d’Oro é composto por um conjunto de grandes profissionais que, com paixão, rigor e determinação, mantêm a exigência e a excelência como prioridade. Tenho orgulho na equipa e em todos os que contribuíram para chegarmos onde estamos hoje. Os nossos Chefs, João Luz, Rui Pinto e Santiago Anolles, juntamente com toda a equipa, são profissionais formados em cozinhas Michelin, rigorosos, conhecedores de produtos de excelência e mestres em técnicas culinárias”.