Porto sobe para o Top 20 do ranking mundial da ICCA
No ranking da ICCA, o Porto é uma das cidades que mais eventos e congressos internacionais recebeu, ocupando agora o 16º lugar a nível mundial e o 14º na Europa, quando em 2019 a cidade ocupava o 39º lugar do ranking mundial.
Tendo subido de 39º lugar em 2019 para o 16º no ranking revelado pela ICCA – Associação Internacional de Congressos e Convenções, esta terça feira, a cidade do Porto destaca-se entre os destinos turísticos mundiais que melhor enfrentaram a pandemia e que melhor se prepararam para a retoma turística, lê-se numa nota enviada à imprensa pela Turismo do Porto e Norte.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), considera que “é uma excelente notícia, resultado de muito trabalho de estruturação deste produto e também de uma estratégia arrojada de promoção externa, com alguns dos nossos conteúdos a receber as maiores distinções a nível mundial. Todos os profissionais do setor do turismo foram de um enorme espírito de resiliência durante a pandemia, na forma como enfrentaram a crise e criaram as bases para que estivéssemos bem colocados para a retoma, o que felizmente está a acontecer e a dar resultados”.
Segundo Luís Pedro Martins, a indústria MICE é estratégica para o Porto e Norte, que cedo identificou o segmento como “importante na retoma, por força do efeito multiplicador deste produto, quer em termos de consumo turístico quer no combate à sazonalidade”. Fruto desta aposta, para o corrente ano, o destino Porto e Norte já captou mais de uma centena de eventos que levarão à região mais de 32 mil pessoas.
De acordo com a informação recebida, os avaliadores da ICCA sustentaram a subida do destino na rápida resposta por parte de todos os stakeholders face aos constrangimentos do COVID, a forte aposta na digitalização, o reforço ao nível da comunicação, o esforço na identificação de potenciais eventos e o plano de resiliência do Turismo do Porto e Norte, tendente à realização ou reagendamento de eventos.
Para Luís Pedro Martins, este resultado acaba por ser “a justa compensação do esforço da região na qualificação da oferta e no reforço do investimento do Turismo do Porto e Norte no desenvolvimento do turismo de negócios, que foi aliás, uma aposta estratégica desta Direção, desde o início do mandato, que passou nos dois últimos anos a afetar 25% do seu orçamento a este produto”.