Porto recebe primeiro hotel Renaissance em Portugal
Localizado no pitoresco bairro da Lapa, o Renaissance Porto Lapa Hotel, primeira unidade da marca em Portugal, é um projeto do Grupo canadiano Mercan e resulta da captação de investimento estrangeiro, na ordem dos 56 milhões de euros.
A Renaissance Hotels, marca pertencente ao portfolio global da Marriott Bonvoy – que integra mais de 30 marcas de hotéis em todo o mundo – estreia-se em Portugal, com a abertura do Renaissance Porto Lapa Hotel.
Localizado no bairro histórico da Lapa, no Porto, o novo hotel é classificado pelos promotores como “um refúgio urbano, elegante e sofisticado, situado a escassos minutos da icónica Igreja da Lapa e de outros pontos de interesse da cidade como a Casa da Música e a ex-libris Torre dos Clérigos”.
Com vista panorâmica sobre o horizonte portuense, de que o hóspede podem desfrutar na perfeição quando acedem, por exemplo, à infinity pool e ao sky bar do rooftop, ambos no quinto piso do hotel, a unidade “veste-se” de tons rosa pastel e dourados champanhe, com apontamentos de azul petróleo, cor através da qual se pretende prestar homenagem ao rio Douro.
O esquema de cores champanhe estende-se aos 163 quartos e suítes, decorados com móveis em madeira de nogueira, e amplas janelas, que deixam entrar a luz natural. Todos os quartos dispõem de TVs LCD de 55”, sistemas de som de alta qualidade, mesas de trabalho e tomadas USB. As quatro suítes, na maioria situadas nos pisos mais elevados do Hotel, oferecem uma ampla área de estar e varanda privativa, onde os hóspedes poderão relaxar com vista para o horizonte da cidade.
Apontamentos vários com típicos azulejos portugueses, elementos decorativos em que pontificam obras de arte de artistas portugueses, e uma peça única, feita de ferro ondulado e luzes néon, emprestam uma personalidade muito própria ao hotel.
A unidade oferece ainda um restaurante e dois bares, abertos também para visitante. No piso térreo, encontra-se o bar onde será dinamizado o Ritual Renaissance – um elemento de assinatura da marca Renaissance Hotels. Quatro vezes por semana, ao anoitecer, hóspedes e visitantes são convidados a provar cocktails produzidos com sabores locais. A oferta eleva-se ao 5º piso, onde, no rooftop do hotel, se encontra o Sky Bar, para cocktails e petiscos leves.
Também no 5º piso “mora” uma piscina infinita aquecida, de 17 metros de comprimento, e um ginásio.
Para acolher eventos, o hotel conta com seis salas com iluminação natural, uma área total de 544m2e capacidade para acolher cerca de 600 convidados, equipadas com as mais recentes tecnologias, incluindo um sistema tradutor multilingue.
Jordi Vilanova, presidente da Mercan Properties sublinha a captação de investimento estrangeiro que o Renaissance representa (56 milhões de euros) e destaca a recuperação de património e lembra que “o grupo Mercan cedeu ainda um total 3000 m2, para reabilitação e expansão das infraestruturas viárias da cidade, nomeadamente reabilitando a Rua de Cervantes e a Rua Alves Redol”.
Já Filipe Silva, presidente da AHM – Ace Hospitality Management, responsável pela gestão do espaço, refere que “o Renaissance Porto Lapa Hotel vem revolucionar a oferta hoteleira em pleno centro do Porto, por ter características transversais a vários tipos de clientes. As instalações do hotel são ideais para receber viajantes que procuram destinos que estão na moda e que gostam, para isso, de ficar alojados em hotéis próximos da cultura local. Por outro lado, pela capacidade das nossas salas, reunimos condições de excelência para receber eventos de grande dimensão.”
Recorde-se que a Mercan Properties tem atualmente 13 projetos em Portugal em localizações como Porto, Gaia, Matosinhos, Lisboa, Amarante e Évora.