Porto quer base de companhia aérea latino-americana
O objetivo, segundo Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, é reconquistar o mercado brasileiro e aumentar as ligações entre o Porto e a América Latina.
Luís Pedro Martins, que se deslocou ao WTM Latin America, em São Paulo, terá estabelecido conversações com companhias aéreas da América Latina, para que estabeleça base no Porto. Segundo avança a Lusa Brasil, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, terá mesmo afirmado que as conversações com companhias aéreas da América Latina que já voam para a Europa, de que não refere nomes, terão sido uma das razões que o levaram a São Paulo.
“Em cima da mesa está essa possibilidade de encontrarmos uma companhia que faça do Porto a sua base de ligação para Portugal”, disse à Lusa.
Luís Pedro Martins reforçou, também, que o mercado brasileiro é “prioritário para a região Norte”, pelo que a região pretende agora reconquistá-lo, objetivo para o qual é imprescindível que existam ligações aéreas suficientes, algo que, segundo o responsável, a TAP não garante.
O presidente do Turismo do Porto e Norte salientou ainda que o mercado brasileiro tem a vantagem de contribuir para a atenuação da sazonalidade turística na região porque “os turistas vêm em contraciclo”. Por outro lado, passam mais dias na região e são de alto rendimento porque, disse, como se trata de um “mercado da saudade” busca memórias mesmo ao nível dos produtos como a gastronomia e vinhos.
Sobre o mercado brasileiro, Luís Pedro Martins explica que é “um mercado de longa distância que resolve os problemas da sazonalidade da região Norte de Portugal, porque os turistas chegam em contraciclo, para além de fazerem aumentar a estadia média, pois vêm por mais dias.
“Quase todos os produtos que o Norte tem são dignos para cativar o mercado brasileiro”, afirmou à Lusa Brasil o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.