Porto Norte de Portugal tem 1º painel do ‘Vê Portugal’ para debater “Enoturismo: Como um Ativo Incontornável do Turismo Interno“

Como o Turisver noticiou, o Fórum ‘Vê Portugal’, que terá lugar em Anadia, de 2 a 4 de junho, vai reunir todas as Entidades Regionais de Turismo, com cada uma a ser responsável por um dos painéis. A primeira a entrar “em cena” será a Turismo do Porto e Norte de Portugal, a que caberá a organização e moderação do 1º painel.
Sob o tema “Enoturismo: Como um Ativo Incontornável do Turismo Interno“, o 1º painel do Fórum ‘Vê Portugal” é organizado pela Turismo do Porto e Norte de Portugal. Marcado para dia 3 de junho, entre as 10h00 e as 11h30, logo após a sessão de abertura, o painel será moderado pelo seu presidente, Luís Pedro Martins.
Na apresentação do ‘Vê Portugal’, que decorreu na quarta-feira, 16 de abril, em Lisboa, Luís Pedro Martins começou por dizer que o facto de todas as regiões estarem empenhadas neste evento “é um bom exemplo da unidade que existe e, acima de tudo, do trabalho articulado que existe entre todas as regiões”.
Luís Pedro Martins, lembrou, a propósito, que as regiões sempre estiveram presentes, dando corpo, em conjunto, àquele que considerou ser “um dos painéis mais interessantes” por ser a altura em que as ERTs aproveitavam para “colocar a agenda em dia, mesmo junto do Governo”, reforçou que na edição deste ano, “tornámos isto tudo ainda mais forte”, aceitando o convite da Turismo Centro de Portugal, fazendo das restantes ERTs suas parceiras. Uma parceria de que resultará, defendeu, “uma excelente edição”.
Para Luís Pedro Martins, o país, enquanto destino de enoturismo, pode rivalizar com o que de melhor existe neste segmento: qualidade dos vinhos, diversidade das paisagens, e infraestruturas de grande qualidade, a que se juntam “as pessoas e a forma como sabem acolher”
Sobre o tema do painel organizado pela TPNP, disse que a intenção de dedicar o painel ao enoturismo, tem a ver com o facto de este ser “um produto cada vez mais forte”, sendo “uma das grandes tendências do país”, dado que todas as regiões têm oferta nesta área.
Além disso, continuou, “pretendemos também ajudar a desmistificar algumas falsas notícias que vão surgindo, de que o enoturismo não estava organizado, que ninguém fazia nada”, o que afirmou não ser verdade, dado que “nós trabalhamos o enoturismo já há muito tempo, o Turismo de Portugal trabalha há muito tempo, as regiões também, as agências de promoção externa já promoviam o produto, e já se serviam também desse trunfo para promover o país”.

Para Luís Pedro Martins, o país, enquanto destino de enoturismo, pode rivalizar com o que de melhor existe neste segmento: qualidade dos vinhos, diversidade das paisagens, e infraestruturas de grande qualidade, a que se juntam “as pessoas e a forma como sabem acolher”.
Levar o tema ao ‘Vê Portugal’ assenta, também, no desejo de que o evento sirva “como ‘boost’ para continuarmos a promoção deste excelente produto, deste excelente ativo”, sublinhou Luís Pedro Martins.
Para conversar sobre este tema, vão estar em palco representantes das várias realidades do enoturismo na região do Porto e Norte, como Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola e Vinícola da Região dos Vinhos Verdes, que foi do Alentejo para o Norte e conhecer a realidade de ambas as regiões; António Filipe, administrador da Symington, “uma pessoa muito fora da caixa” e com “um pensamento muito interessante”, que ajudou a lançar a Liga dos Amigos do Douro, e já presidiu à Associação de Exportadores de vindo do Porto.
Fazem igualmente parte do painel, João Marinho de Falcão, diretor da Vinitur, um DMC quase dedicado a 100% ao enoturismo, e que integra, há mais de uma década, a Agência de Promoção Externa do Porto e Norte; e ainda Lúcia Gonçalves, jornalista da SIC, natural do Douro, e que tem abordado o tema do enoturismo.
De referir que no script explicativo deste painel pode ler-se que “no contexto do turismo interno, o enoturismo revela-se um ativo incontornável”, atraindo visitantes que buscam “experiências sensoriais, de contacto com o território e de redescoberta da identidade local. Das vinhas a perder de vista às caves centenárias, das rotas vínicas aos festivais de vindima, o vinho é cada vez mais um pretexto para viajar, explorar e viver Portugal”.
O enoturismo é, assim, um segmento que “pode reforçar o turismo interno, criar valor para as comunidades e afirmar Portugal como destino vínico de excelência”. Por isso, numa altura em que se projeta a Estratégia Turismo 2035 “é essencial compreender como o enoturismo pode ser um eixo estruturante do desenvolvimento turístico, com impacto direto na sustentabilidade económica, cultural e ambiental das regiões”.