Porto e Norte na BTL com foco no enoturismo
O Porto e Norte de Portugal vai fazer jus à sua qualidade de destino nacional convidado da BTL 2022, realizando uma panóplia diversificada de iniciativas. O enoturismo será o tema central mas a região apresentará muitos outros produtos.
No Pav. 1 da feira, num espaço de 1.296 metros que abrirá esta quarta feira às 12h30, o Porto e Norte de Portugal vai mostrar a diferenciação e excelência dos seus quatro subdestinos – Trás-os-Montes, Douro, Minho e Porto – apresentando uma oferta integrada, para a qual contribuem os 86 municípios que integram a região, bem como a as principais empresas do setor.
O Enoturismo vai ser o tema forte e, neste âmbito, a região vai dar a conhecer a recém-criada Rota dos Vinhos e do Enoturismo do Porto e Norte. Mas haverá muito mais produtos para conhecer, como os Caminhos de Santiago, o Termalismo, o Turismo Natureza e o Turismo Industrial.
Durante os cinco dias da feira, a região organiza cerca de 400 iniciativas que vão desde as provas gastronómicas e de vinhos até apresentações de moda, marionetas e música.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, confessa-se muito satisfeito com o regresso da BTL, que “com toda a certeza, contribuirá para relançar, nos mercados nacional e internacional, o Turismo de Portugal em geral e do Porto e Norte em particular, após estes dois anos de pandemia”.
O responsável está, no entanto, preocupado com o conflito na Ucrânia, Luís Pedro Martins, afirmando que é urgente antecipar os impactos que esta guerra terá no setor. “Uma coisa é certa: o Porto e Norte de Portugal é uma região solidária e tudo faremos para contribuir para o fim do conflito, bem como, dentro das nossas possibilidades, ajudar as suas vítimas”, afirma, acrescentando ser necessário “reforçar a nossa oferta como destino seguro, pacífico e inspirador”.