Porto e Norte amplia rede de turismo industrial

A partir de segunda feira, 30 de Janeiro, a região do Porto e Norte vai alargar a sua rede de turismo industrial a mais 15 unidades, passando a oferecer uma centena de pontos de visita, entre fábricas, museus e outros equipamentos.
O protocolo para a entrada das novas entidades vai ser assinado durante o congresso da ERIH – Rede Europeia de Turismo Industrial, que vai ter lugar em São João da Madeira, na Oliva Creative Factory.
Com as novas adesões, o Porto e Norte passará a ser a região do país com mais unidades de turismo industrial “devidamente chancelados no âmbito da estratégia nacional”, refere Luís Pedro Martins, fazendo notar que a rede de turismo industrial do Porto e Norte passa a integrar “mais de 100 projetos, o que representa mais de 50% da oferta de todo o território português”.
O responsável considera também que, o alargamento da rede comprova o “enorme potencial da região para se afirmar como destino por excelência do Turismo Industrial”, sobretudo considerando que o turista atual “privilegia, de forma mais assertiva, experiências autênticas e descobertas originais”.
As 15 novas unidades que vão aderir à rede na segunda feira são exemplos de indústria viva, estão aptas a receber visitantes e estão em plena actividade. Abrangem São João da Madeira, Ponte de Lima, Braga, Gondomar, Freixo de Espada à cinta, Marco de Canavezes e Porto.
Veja a lista das novas unidades de Turismo Industrial no Porto e Norte:
São João da Madeira: Fábrica de colchões Sleep8
Ponte de Lima: Museu do Brinquedo Português
Braga: Elevador do Bom Jesus
Gondomar: Museu Municipal da Filigrana e Museu Mineiro de São Pedro da Cova
Freixo de Espada à Cinta: Museu da Seda e do Território
Marco de Canavezes: Museu da Pedra e Fábrica de biscoitos Duriense
Porto: Ourivesaria Alcino Silversmith, Cerveja Nortada, Loja Claus, Gráfica Peninsular e os museus do Carro Elétrico, dos Transportes e Comunicações, e do ISEP — Instituto Superior de Engenharia do Porto