Porto é a segunda cidade europeia não capital mais atrativa para o Turismo de Eventos

Além do Porto, que subiu quatro lugares no ranking da ICCA, passando para o segundo ugar entre as cidades europeias não capitais, Braga e Guimarães também registam forte crescimento.
No ranking da ICCA – Associação Internacional de Congressos e Convenções, divulgado esta semana, o Porto subiu quatro lugares e é já a segunda cidade europeia mais atrativa na captação de eventos, de entre as cidades que não são capitais dos seus respetivos países. De referir, ainda, que o Porto é o principal destino entre as cidades que pertencem à rede colaborativa European Convention & Visitors Bureau.
Simultaneamente, as cidades de Braga, Guimarães e Matosinhos mostram já alguma competitividade neste segmento, ocupando agora posições de algum relevo, com destaque para Braga que subiu 117 lugares.
Segundo Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, os responsáveis pelo turismo na região congratulam-se com as significativas subidas na classificação da ICCA e estão determinados “em manter o empenho na procura de oportunidades de negócio neste segmento, bem como na participação, captação e apoio a eventos MICE [Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions]”,
A Região Norte possui infraestruturas, serviços e capacidade organizativa para responder às necessidades do perfil de cada evento e está a trabalhar para reforçar a presença do destino nas redes internacionais de grande relevância, a digitalizar a oferta, e a intensificar as ações de networking. Colocando a tónica, também, na oferta existente na vertente social e pós-eventos.
“Não temos a menor dúvida de que esta é uma grande alavanca para o turismo, por força do seu efeito multiplicador junto de outros segmentos turísticos, mas também pelo que ajuda a dinamizar outros setores económicos”, sustente o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Luís Pedro Martins sublinha ainda que tem sido feito um grande trabalho no sentido de “capacitar os municípios e as empresas para as oportunidades que este produto representa, acreditando que a região ainda irá crescer muito neste segmento”.
Foto: © Porto Convention Bureau