Porto do Funchal recebeu na segunda-feira o passageiro 700 mil
O Porto do Funchal atingiu na passada segunda-feira, 30 de Dezembro, os 700 mil passageiros de cruzeiro. Uma marca que ultrapassa largamente o anterior máximo de 624 mil passageiros que tinham sido contabilizados no ano passado.
A marca dos 700 mil passageiros atingida no penúltimo dia de 2024, foi registada com um passageiro do navio AIDACOSMA, que chegou na manhã do dia 30 de dezembro ao Funchal, proveniente de Gran Canaria.
“Um registo importante e significativo para a Madeira, que traduz o interesse crescente da indústria dos cruzeiros pela Região”, refere uma nota da APRAM. Por isso mesmo, o momento foi assinalado pelo diretor de Operações Portuárias e Segurança da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paulo Falé, e pela diretora Comercial, Patrícia Bairrada, através da entrega de uma placa comemorativa e um cabaz de produtos regionais.
O passageiro 700 mil é natural da Alemanha e chegou à Madeira numa viagem com a família. Três gerações – avós, pais e filhos –, que vistam a Região pela segunda vez, e que foram surpreendidos pelo registo histórico.
Recorde-se que em 2023, a Madeira recebeu 279 escalas de navios e fechou o ano com o melhor registo de sempre de passageiros desembarcados, 624.400 e 241.995 tripulantes.
Em 2024, o Porto do Funchal recebeu o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade, atribuído pelos World Cruise Awards. Nos dois anos anteriores, 2022 e 2023, a Madeira já tinha sido reconhecido pelos chamados ‘Óscares dos Cruzeiros’ com galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa.