Porto de Setúbal investe na atividade de cruzeiros
Reflexo do investimento que o Porto de Setúbal está a fazer na atividade de cruzeiros é a sua participação na Seatrade Cruise Global, maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que está a decorrer em Miami até dia 11.
Subordinada ao tema “A Evolução do Cruzeiro” a Seatrade recebe mais de 600 expositores, cerca de 80 linhas de cruzeiros e milhares de visitantes oriundos de 120 países. O Porto de Setúbal participa nesta edição sob a marca “Cruise Portugal”, juntamente com os portos de Lisboa, Leixões, Portimão, Açores e Madeira, sendo representado pelo vogal do Conselho de Administração da APSS, António Caracol.
O Porto de Setúbal pretende posicionar-se como porto vocacionado para receber pequenos navios de cruzeiros, inseridos em rotas europeias, que permitirá desenvolver a região e potenciar sinergias com outras áreas económicas, tais como o turismo, a marítimo-turística, a pesca e a aquicultura.
De acordo com António Caracol, “a aposta na atividade de cruzeiros justifica-se pela procura crescente do porto por parte dos operadores e pelo interesse que manifestam em incluí-lo nos seus itinerários. Para além das experiências com escalas anteriores, uma 2019 e outra em 2021, estão já previstas quatro para 2024. Estima-se que, em poucos anos, seja alcançada uma “velocidade de cruzeiro” de quarenta navios por ano”.
Atualmente, a APSS está a ultimar o projeto para um edifício modular, de apoio à atividade de cruzeiros, a construir em zona portuária, junto à Doca dos Pescadores, cujo desenho e requisitos têm vindo a ser articulados com as entidades que efetuam o controlo operacional e têm envolvimento nas escalas.