Porto de Lisboa é de novo candidato a melhor da Europa
O Porto de Lisboa está, uma vez mais, nomeado para a edição europeia dos World Travel Awards (WTA) e também para os World Cruise Awards (WCA), um galardão lançado em 2021.
Nos World Travel Awards, o Porto de Lisboa é candidato a Melhor Porto de Cruzeiros Europeu e Melhor Destino de Cruzeiros Europeu. Já nos World Cruise Awards, as nomeações são para Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa e Melhor Destino de Cruzeiros da Europa.
Para o WTA, na categoria Europe’s Leading Cruise Port 2022, Lisboa concorre com os portos de Antalya, Barcelona, Copenhaga, Ege, Amsterdão, Heraklion, Istambul, Marselha, Pireus, Southampton, Split e Veneza. Já na nomeação para Europe’s Leading Cruise Destination 2022, os adversários são Amesterdão, Atenas, Bodrum, Cannes, Copenhaga, Dubrovnik, Edimburgo, Izmir, Kusadasi, Oslo e Veneza.
A votação decorre até à meia-noite de 8 de agosto e a entrega de prémios tem lugar em Maiorca, Espanha, a 1 de outubro de 2022.
Recorde-se que desde 2009, ano em que a cidade de Lisboa foi eleita como melhor destino de cruzeiros da Europa, na edição dos World Travel Awards Europa, o porto e a cidade de Lisboa têm sido recorrentemente nomeados estes prémios, a nível europeu e mundial, tendo arrecadado o prémio de Melhor Porto de Cruzeiros Europeu nas edições de 2014 e depois todos os anos desde 2016 a 2021. Já a cidade de Lisboa venceu o troféu de Melhor Destino de Cruzeiros Europeu nas edições de 2009, 2014, 2016 e 2020.
Já no que concerne aos World Cruise Awards, o Porto de Lisboa venceu o prémio de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, na primeira edição, em dezembro de 2021. Agora, está nomeado nas categorias de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa e Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa.
Na nomeação de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, Lisboa concorre com Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Londres, Madeira, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma. Na categoria de Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, Lisboa partilha a nomeação com Civitavecchia, Amesterdão, Limassol, Málaga, Barcelona, Kiel, Mónaco, Oslo, Rostock-Warnemunde, Valletta e Zadar.
A Administração do Porto de Lisboa (APL) congratula-se com estas nomeações e afirma que elas constituem “uma prova do reconhecimento internacional do porto de Lisboa e do empenho dos diversos agentes económicos na melhoria contínua do destino para navios e passageiros de cruzeiro”.
A entidade considera que estas nomeações, bem como todos os títulos vencidos em edições anteriores destes prémios, continuam a colocar em destaque não apenas o Porto de Lisboa e o seu terminal de cruzeiros, mas também a cidade de Lisboa como destino de excelência para os passageiros de cruzeiro.
“O novo terminal de cruzeiros afirma-se, assim, cada vez mais como uma obra que honra a arquitetura portuguesa e que estabelece uma união harmoniosa entre a cidade e o rio. Importante para o turismo e para a cidade, o terminal de cruzeiros é um forte argumento que posiciona Lisboa entre os portos mais bem servidos na atividade de cruzeiros”, lê-se na nota difundida.