Porto de Lisboa: Atividade de cruzeiros com “crescimento significativo” em junho
O aumento de 32% no número de escalas de navios de cruzeiros e de 13% nos passageiros, verificado em junho, não teve paralelo nos resultados do semestre, em que as escalas apenas subiram 1% e os cruzeiristas diminuíram 7% face ao mesmo período de 2023.
Dados da APL – Administração do Porto de Lisboa revelados esta segunda-feira, 29 de julho, mostram que o número de escalas de cruzeiros no Porto de Lisboa teve um crescimento de 32%, passando de 25, em junho de 2023, para 33 no mesmo mês de 2024, com um aumento de oito escalas. Por sua vez, o número de passageiros registou um crescimento de 13% ou mais 7.070 passageiros, com um total de 60.922 passageiros em junho de 2024.
Junho foi, aliás, o grande destaque da actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa durante o primeiro semestre deste ano, período em que o número acumulado de escalas registou um crescimento de 1%, para um total de 154 escalas, numero que se compara com as 153 escalas registadas no período homólogo de 2023.
De janeiro a junho deste ano, o Porto de Lisboa contabilizou 272.187 passageiros de cruzeiros, face a 293.213 registados no mesmo período de 2023, o que implicou uma redução de 21.026 passageiros (-7 %).
Este resultado, segundo a Administração do Porto de Lisboa, foram devidos à operação do primeiro trimestre, “fruto da diminuição do número de escalas do operador NCL, que alterou os itinerários dos seus navios para diversificar a oferta”.
Em sentido inverso, sublinha a entidade, no segundo trimestre de 2024, verificou-se uma variação positiva, com um aumento de 1.480 passageiros de cruzeiros em Lisboa (+1%) e um crescimento de 16 escalas (+14%), face a igual período de 2023.
Recorde-se que em 2023 a atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa ultrapassou pela primeira vez na sua história a marca de 700 mil passageiros (758.328), que representou um aumento de 54% em relação a 2022 e uma superação do anterior recorde de 2018, que foi de 577.603 passageiros.
Em comunicado, o presidente da APL, Carlos Correia, destacou “a importante conquista deste primeiro semestre, que foi a aprovação do financiamento para a primeira fase do projeto (2023-207) “Implementação do sistema Onshore Power Supply (OPS)”, para o Porto de Lisboa: um projeto que vai permitir criar uma infraestrutura elétrica para fornecer energia aos navios diretamente no cais, reduzindo assim o impacto da pegada carbónica, uma vez que este sistema permite desligar os motores dos navios enquanto estão atracados”.
Imagem: ©APL-Administração do Porto de Lisboa