Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com atividades a partir de dia 28

O Centro Histórico do Porto estará em festa de 28 a 30 de março, com mais de meia centena de atividades pensadas para todos e organizada pelo Município e parceiros, para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH).
De sexta-feira e até domingo há visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança, batismos a cavalo e oficinas diversas para celebrar a riqueza, a história, a cultura e a tradição deste que é Património Mundial.
Museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão abrir as portas à população e visitantes, com iniciativas promovidas por 27 entidades, sob a coordenação do Município e com a colaboração da empresa municipal Ágora. Classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, o Centro Histórico do Porto celebra, uma vez mais, a data com uma vasta oferta cultural e recreativa. A grande maioria das atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Esta é, também, uma oportunidade para o público conhecer e visitar locais como a Casa do Infante, que, ao longo deste ano, comemora sete séculos de existência, ou o Museu do Centro Hospitalar do Porto, entre outros locais.
No dia 28 de março, o destaque vai para o grande concerto de abertura, às 19 horas, na Praça Parada Leitão (em frente ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto), com a atuação de Ricardo Ribeiro, acompanhado de José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola de fado, e Didi Pinto, no baixo.
Este será um concerto especial, uma vez que o artista vai prestar uma sentida homenagem a Carlos Paredes, mestre incontornável da guitarra portuguesa, por ocasião do centenário do seu nascimento. Um espetáculo de entrada livre, organizado pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto.
No programa das visitas guiadas, destaque para “Miragaia e a Cerâmica: passado e presente”, domingo, dia 30 de março, das 10 às 12 horas, numa organização do Museu da Alfândega do Porto e Museu e Bibliotecas do Porto. Esta atividade, gratuita, está sujeita a inscrição obrigatória até 27 de março para museu@amtc.pt.
Estão ainda programados mais percursos comentados, no último fim de semana de março, por exemplo, ao interior da Torre e Museu dos Clérigos, entre as 10 e as 11 horas, com repetição das 16 às 17 horas. Para esta atividade, que decorrerá no sábado e no domingo, é obrigatória inscrição prévia em www.torredosclerigos.pt.
Estão previstos vários concertos que prometem ser a banda sonora de um fim de semana (incluindo sexta-feira) dedicado à cultura e história. No dia 29, entre as 16 e as 17 horas, o Coro do Centro Histórico do Porto sobe ao palco do Palácio das Artes, na Rua das Flores.
Entre os diversos espaços que abrem portas no Dia Nacional dos Centros Históricos, menção ainda para o Quartel do Carmo, sede do Comando Territorial do Porto da GNR, aberto nos dias 29 e 30 de março, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Ali, poderá programar batismos a cavalo e assistir à atuação da Charanga a Cavalo da GNR.
Também a empresa municipal de reabilitação urbana Porto Vivo, SRU envolve-se na programação, e organizar uma conferência no dia 29 de março, na Casa do Infante, entre as 11h30 e as 12h30, subordinada ao tema “O que é uma casa?”. No mesmo dia, das 10h30 às 16 horas, na Viela de S. Lourenço (junto à igreja com o mesmo nome), a Porto Vivo, SRU apresenta a intervenção ali realizada. parcelas.