Portal Medical Tourism Portugal já está online
Medical Tourism Portugal é o novo portal que pretende dar a conhecer o país enquanto referência para o Turismo Médico a nível mundial. Um nicho de mercado que poderá atingir os 100 milhões de euros em receitas até 2025.
Lançado pela Health Cluster Portugal em colaboração com o Turismo de Portugal, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, EPE (AICEP) e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) a nova ferramenta, , conta na sua conceção e na sua dinamização com a participação dos grupos CUF, Luz Saúde e Lusíadas Saúde.
Com infraestruturas modernas, equipamentos de última geração e profissionais de saúde altamente qualificados, Portugal tem ainda a seu favor o clima, a gastronomia e o saber receber que tão bem o caracterizam. Elementos mais do que atrativos para aqueles que visitam o território e que podem aproveitar a sua passagem para cuidarem da sua saúde, à semelhança do que já acontece em outros países como os EUA, a Turquia, a Hungria, a Suíça a Malásia e a Tailândia.
O portal Medical Tourism Portugal dá a conhecer um pouco daquilo que o visitante poderá encontrar, sublinhando o facto de receber cerca de 20 milhões de turistas anualmente e ser o quarto país mais seguro do mundo. Ali o visitante poderá encontrar os tratamentos que melhor lhe convém, assim como os hospitais, informações sobre o país e algumas notícias.
Numa altura em que as restrições determinadas pela Covid-19 vão sendo levantadas parecem estar reunidas as condições para retomar a implementação da estratégia definida no protocolo de cooperação para a promoção internacional da oferta portuguesa de Turismo Médico assinado em dezembro de 2019 entre as entidades envolvidas.
Cardiologia, dermatologia, oncologia, reabilitação, cirurgia plástica, otorrinolaringologia e ortopedia são as apostas da oferta nacional de Turismo Médico, considerado como um ativo emergente na Estratégia de Turismo 2027.
Recorde-se que o Turismo Médico é uma das áreas contempladas no pacto para a Competitividade e Internacionalização da Saúde, que foi assinado a 26 de março de 2019, entre a área governativa da Economia e o Health Cluster Portugal.