Ponta Delgada recebe 47º Congresso da APAVT: “Vem aí um grande congresso”, garante Pedro Costa Ferreira
O anúncio da escolha de Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel, Açores) foi feito esta segunda feira pelo presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira e pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, numa cerimónia no Palácio da Conceição, sede do executivo açoriano, que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo.
Quatro anos depois, o Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo regressa a terras açorianas onde decorrerá pela quinta vez. Recorde-se que a Região já recebeu este fórum do turismo nacional nos anos de 1995, 2006, 2013 e 2018. À exceção de 2013, quando o evento foi realizado em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, todos os outros tiveram Ponta Delgada como palco.
“É com imenso gosto que podemos fazer este anúncio”, afirmou o presidente da APAVT, após dar a conhecer que o congresso se realizará em Ponta Delgada. Sublinhando o facto de esta ser a quinta vez que o congresso se realiza nos Açores e a quarta em Ponta Delgada, Pedro Costa Ferreira recordou também que “nos meus 10 anos de mandato este é o terceiro ano que venho aos Açores com o nosso congresso”.
Referindo-se aos Açores enquanto destino turístico, o presidente da APAVT sublinhou que está alicerçado em três grandes pilares: a natureza, a autenticidade e a sustentabilidade. Pilares que, fez notar, “nos Açores não são ideias feitas”, são “realidade, instrumentos de política e base de crescimento coerente e sustentável”. Por isso, sustentou, “não poderíamos estar em melhor local para fazermos a reflexão sobre o futuro do turismo nacional”.
Sobre o congresso, de que ainda não foi divulgado o tema mas que “olhará para o futuro”, Pedro Costa Ferreira garantiu que “vem aí um grande congresso”, tendo até em conta que, nos últimos eventos, o número de participantes superou sempre as 700 pessoas. “Vamos ter todos os stakeholders do turismo presentes, os nossos parceiros internacionais da ECTAA”, garantiu, defendendo que, embora o Congresso da APAVT seja “um congresso organizado por agentes de viagens é, historicamente, o congresso do turismo, onde fazemos uma reflexão do que tem acontecido e onde traçamos algumas bases do caminho que temos que percorrer”.
Regresso do congresso da APAVT mostra que os Açores têm capacidade para acolher eventos de grande dimensão, frisa presidente do Governo Regional
Na cerimónia de apresentação do local que vai receber o 47º congresso da APAVT, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, mostrou a sua satisfação por, mais uma vez, o evento se realizar no arquipélago. Um regresso que, disse, significa que os Açores têm capacidade para acolher da melhor forma um evento da dimensão daquele que é realizado pela APAVT. Significa também que, enquanto destino turístico, os Açores estão a “dar passos de consistência na evolução de uma atividade económica que é uma boa alavanca para o desenvolvimento dos Açores”.
Destacou igualmente que o regresso do congresso da APAVT “poderá estimular uma mensagem aos Açores como um destino turístico de congressos em época baixa” e, portanto, “de combate à sazonalidade”.
Reiterando que no arquipélago “não haverá aposta na massificação” do turismo, Bolieiro referiu-se à situação geográfica dos Açores, afirmando que “somos a projeção atlântica do país e da Europa. Somos por isso uma referência no pensamento moderno referente ao desenvolvimento sustentável. Somos um exemplo pela prática, não apenas um desejo”, vincou, acrescentando que “o nosso património natural é uma referência no país, na Europa e no mundo”.
Para o presidente do Governo Regional, defendeu ainda que os Açores são “um ‘hope spot’ na preservação dos oceanos” e a “raiz do desenvolvimento sustentável”. A propósito recordou que o Governo Regional vai lançar em breve a preparação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico dos Açores que “apontará um rumo estratégico para o nosso desenvolvimento”.
A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Rita Marques, da secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, da diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, e do vice-presidente do Turismo de Portugal, Filipe Silva.