“Podemos ganhar muito dinheiro com sustentabilidade”, afirma diretor do grupo TUI

Preponderância das PME’s nas viagens de negócios, recuperação do “bleisure”, a experiência como novo luxo, sustentabilidade e tecnologia, foram algumas das temáticas abordadas numa sessão no WTM, em Londres, em que vários especialistas analisaram os resultados do WTM Global Travel Report.
Na sessão em que foi analisado o WTM Global Travel Report, o diretor de estratégia e diretor executivo de experiências de férias do grupo TUI, Peter Krueger, afirmou que “a experiência é o novo luxo”, justificando que embora os clientes continuem a comprar os mesmos pacotes de férias com hotel, voo e transferes, “é a experiência que desencadeia a venda, e já não o sol e praia.”
Krueger referiu-se também à crescente preocupação com a sustentabilidade, nomeadamente sob uma perspetiva económica, tendo explicado que o investimento feito na substituição do diesel por painéis solares nos hotéis da cadeia nas Maldivas será recuperado “em um ano e meio a dois anos”.
“Podemos ganhar muito dinheiro com sustentabilidade”, afirmou, apontando: “Todos os nossos hotéis são em destinos de sol e praia, então o que temos é muito sol” e isso deve ser aproveitado.
Com uma grande variedade de mercados, Krueger não se preocupa com a crise financeira em alguns países. “Vemos uma maior mudança nos mercados de origem e nos destinos”, explicou, com, por exemplo, a América do Norte a compensar qualquer folga europeia em relação às Caraíbas e os europeus a controlarem os seus orçamentos, escolhendo destinos com tudo incluído ou com boa relação qualidade/preço, como a Bulgária.
No que diz respeito à tecnologia, Krueger sublinhou a importância do digital para uma empresa com uma base de clientes do tamanho da população da Austrália: “Se temos uma escala de 27 milhões de clientes, mas todos querem ter férias personalizadas, como é que isso se consegue? A resposta é a tecnologia”, disse, acrescentando: “Podemos personalizar… mas na produção em massa só é possível se digitalizarmos.”
85% agora das viagens de negócios são feitas através de pequenas e médias empresas
Na mesma sessão, Patricia Page-Champion, vice-presidente sénior e diretora comercial global da Hilton, afirmou que “85% agora das viagens de negócios são feitas através de pequenas e médias empresas”.
A responsável apontou também que houve uma recuperação no ‘bleisure’ com uma em cada quatro pessoas trazendo agora um familiar ou amigo como parte de uma viagem em 2024 – uma situação que está a ser facilitada pelo aumento do trabalho flexível.
De acordo com Patricia Page-Champion, no pós-pandemia os pedidos dos clientes levaram a que a Hilton aumentasse o número dos seus hotéis que aceitam animais de estimação. Outras alterações tiveram a ver com o aumento de procura por quartos comunicantes e de postos de carregamento de veículos elétricos.