PME em projetos conjuntos de internacionalização já podem pedir apoios

Decorrem até 30 de dezembro as candidatura para apoios à internacionalização das PMEs integradas em “projetos conjuntos promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos”. Estão abrangidas todas as regiões do Continente.
O Ministério da Economia informou e que estão abertas, desde a passada quinta feira e até 30 de dezembro, as candidaturas para as PME “de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, integradas em projetos conjuntos promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME, nomeadamente associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística, assim como outras entidades não empresariais do Sistema Nacional de I&I”.
De acordo com a nota difundida, este aviso abrange todas as NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), sendo os apoios são atribuídos sob a forma de subvenção não reembolsável.
Apoiar financeiramente “projetos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização” e potenciem a sua capacidade exportadora bem como o reconhecimento internacional, “através da implementação de ações de promoção e marketing, da sua presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados” é o objetivo do concurso que agora decorre.
O concurso valoriza, também, a “utilização crescente de ferramentas digitais, mediante o recurso a tecnologias e processos associados a canais digitais”.
Este aviso, sublinha a mesma informação, “enquadra-se no mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, aprovado pela Deliberação n.º 27/2021, de 23 de agosto, da Comissão Interministerial de Coordenação (CIC) do Portugal 2020 onde se prevê a utilização antecipada de verbas do Portugal 2030”.
Os interessados poderão aceder a toda a informação sobre este concurso no site do COMPETE 2020, em https://www.compete2020.gov.pt/Avisos/detalhe/AAC_04-SI-2022.