Pipadouro com aumento de 42% no número de passageiros em 2024
A Pipadouro, operadora duriense de turismo fluvial de luxo, registou um aumento de 42% no número de passageiros ao longo dos últimos 12 meses. Pelo segundo ano consecutivo, a operadora celebra um recorde de ocupação, com 2.064 clientes a bordo do Friendship I e do Pipadouro II.
Ao redefinir o conceito de turismo fluvial no rio Douro com propostas de luxo vintage, a Pipadouro continua a distinguir-se nos mercados nacionais e internacionais, recebendo turistas de 26 nacionalidades distintas em 2024.
Os clientes internacionais garantem predominância (80%) nas viagens a partir do cais do Pinhão, em rotas que podem ir do Porto a Barca D’Alva, e os turistas norte-americanos reforçam a posição de liderança, passando de um terço em 2023 para mais de 40 por cento (43,4%) de ocupação no último ano, nos dois iates da operadora, valorizados pelas agências de viagens que trabalham com o mercado de alto rendimento dos Estados Unidos da América.
Norte-americanos, portugueses (20%) e brasileiros (12,9%) ocuparam o pódio entre os clientes dos programas de Vintage Wine Travel da Pipadouro em 2024, destacando-se igualmente a presença de turistas de Reino Unido, Espanha, México, Suíça, Canadá, Índia, França, África do Sul, Austrália, Polónia, Itália, Equador, Rússia, Bélgica, China, Jordânia, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, República Checa, Noruega e Singapura.
Ana Clara Silva, diretora de Operações da Pipadouro reforça que “2024 foi um ano extraordinário e o crescente número de clientes, associado aos prémios conquistados, representa o reconhecimento pelo árduo trabalho e o esforço de melhoria contínua por parte de todas as pessoas que integram este projeto”, acrescentando que “ao longo dos últimos meses, garantimos o aumento de lotação do Friendship I e introduzimos novos programas, sempre com a intenção de oferecer experiências personalizadas, associadas a um serviço de alta qualidade. Continuaremos a inovar em 2025, com sentido de responsabilidade e um desejo inabalável de mostrar ao mundo a incomparável beleza e riqueza do Douro Valley”.
A única empresa de turismo fluvial de luxo no rio Douro realizou um total de 415 programas ao longo de 2024, mais 116 que em 2023, apresentando uma variação positiva de 39%. Os programas exclusivos tailor-made, ao gosto e medida de cada cliente (34%), as partidas regulares (27%) e “Um Dia no Douro” (18%), que consiste em duas horas de navegação com visita e almoço harmonizado em quintas emblemáticas, foram os mais procurados pelos clientes em 2024, cumprindo o propósito de divulgação e valorização dos melhores vinhos e produtos regionais, como o pão de Favaios, os covilhetes de Vila Real, o queijo Terrincho, os enchidos locais, as amêndoas, as laranjas ou os azeites.