Picos de Aventura distinguida nos Prémios Espírito Verde 2019

A empresa recebeu uma Menção Honrosa na categoria Educação, Comunicação e Voluntariado pelo projeto Picoslogia que é promovido junto das escolas.
O projeto educacional Picoslogia, promovido junto das escolas pela Picos de Aventura, foi reconhecido com uma Menção Honrosa na categoria Educação, Comunicação e Voluntariado, no âmbito dos Prémios Espírito Verde 2019. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas do Governo Regional dos Açores.
Após dois anos de interregno devido à pandemia, o Prémio Espírito Verde 2019 agora recebido pela Picos de Aventura é o “reconhecimento da qualidade” do projeto mencionado, no que toca ao seu compromisso com as boas práticas ambientais e a promoção do desenvolvimento sustentável na Região Autónoma dos Açores.
O projeto educacional e social Picoslogia foi criado em 2013 pela Picos de Aventura e leva às escolas, da Ilha de São Miguel, do ensino básico e secundário, a partilha de conhecimento ambiental e ecológico na área da Biologia. Nas sessões pedagógicas, adaptadas às diferentes faixas etárias, são abordadas as temáticas de mar e oceanos, espécies e cetáceos, proteção ambiental e biodiversidade açoriana. “O objetivo é promover a sensibilização para a conservação da natureza junto das camadas mais jovens, para que os mesmos possam ser veículos de sustentabilidade e informação”, salienta a Picos de Aventura em nota à imprensa.
Carlos Baptista, administrador da Picos de Aventura afirma ser “com orgulho que vemos o trabalho da equipa da Picos de Aventura ser reconhecido com esta premiação do Governo Regional dos Açores. A preocupação com a sustentabilidade, a preservação e a conservação da natureza, do nosso mar e das espécies que nele habitam, é um compromisso diário e parte indiscutível do nosso ADN. Acreditamos que é fundamental, nos dias que correm, difundir uma mensagem de sensibilização para as questões ambientais, principalmente aos mais novos, que são a geração que pode fazer a diferença, e para que possam também levar essa informação e conhecimento para as suas casas”.
Sediada em Ponta Delgada, a Picos de Aventura, que pertence ao grupo Newtour, disponibiliza atividades turísticas em mar e em terra que permitem conhecer todos os recantos da ilha de São Miguel e da Ilha Terceira. No seu portefólio incluem-se observação de baleias e golfinhos, mergulho, canoagem, escalada, canyoning, passeios a cavalo, de jipe, de bicicleta e a pé, programas aventura e de incentivos.
Para além da sua certificação de qualidade, a empresa distingue-se pelos seus serviços personalizados, trabalhando com pequenos grupos de visitantes, e pelos esforços desenvolvidos em proteger os locais onde decorrem as atividades.