Piauí o “coração” do nordeste brasileiro quer atrair mais mercado português
O Piauí, considerado o coração do Nordeste brasileiro, está a promover-se em Portugal, mercado que é um dos seus cinco principais emissores de turistas. Um Seminário de Negócios, a decorrer em Lisboa até quinta-feira, e o lançamento da campanha “Bora ali, no Piauí?”, estão entre as ações desenvolvidas.
A iniciativa, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Piauí com co-realização do Governo do Estado do Piauí e Investe Piauí, visa dar a conhecer as mais-valias do destino turístico à imprensa e ao trade português, com o objetivo de posicionar o destino como uma escolha atrativa para os turistas portugueses.
Ao longo de três dias, o Estado do Piauí e cerca de 15 empresários piauienses dão a conhecer as mais-valias do destino turístico. A iniciativa é complementada com dois cookings shows no Time Out Market para degustar o melhor da gastronomia piauiense.
A presença da comitiva piauiense em Portugal assinala ainda o lançamento da nova campanha turística no mercado português “Bora ali, no Piauí?”, que vai estar presente nos meios digitais.
Atrativos turísticos do Piauí
Conhecido pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, o Piauí oferece turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições únicas, paisagens e experiências inesquecíveis. O Estado integra, com o Maranhão e o Ceará, a Rota das Emoções, na qual se destacam atrações como o Delta do Parnaíba, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses.
Uma cultura com forte influência indígena, africana e portuguesa, uma gastronomia em que se destacam pratos à base de carne de sol e peixes dos rios, mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, e um diversificado artesanato, são algumas das mais-valias do destino.
No que se refere a atrativos turísticos, destaque para os passeios no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha ou ainda a riqueza ambiental da Serra de Capivara.
O Piauí alberga também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, e cuja herança remonta aos tempos pré-históricos.
Portugal entre os cinco principais mercados
Segundo dados da Embratur, nos últimos anos, Portugal tem vinco a posicionar-se entre os cinco principais mercados emissores para o Piauí, conjuntamente com os EUA, Alemanha, Suíça e Reino Unido. Contudo, o objetivo do SEBRAE/PI é fomentar o desenvolvimento sustentável deste fluxo turístico.
“Trazemos o destino Piauí a Portugal, não só no que se refere a atrativos turísticos, mas também às potencialidades do agronegócio, como mel, castanha e alimentos, e do artesanato em cerâmica e opalas. Queremos o olhar de Portugal, que é um dos maiores mercados emissores de turistas e tem grandes investidores para as riquezas do nosso Estado. Com esta ação, esperamos gerar negócios, contribuindo para o avanço dos pequenos negócios e para o desenvolvimento económico e social do Piauí”, destaca Júlio César Lima Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí.
A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a promoção da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).
Fotos: SETUR e VBRATA