Pestana e Emirates são as marcas do setor das viagens e turismo com melhor reputação em Portugal

Na área das viagens e lazer os dois primeiros lugares são ocupados por duas marcas portuguesas: Pestana e Vila Galé. Já no que se refere a companhias aéreas, a TAP surge apenas no 3º lugar. Estes são os resultados mais recentes do estudo anual de reputação de marca em Portugal, no setor das Viagens e Lazer.
A consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados dos setores de viagens e lazer referentes a 2024 do estudo anual de reputação de marca em Portugal, os quais revelam que o Grupo Pestana é a marca com melhor reputação em viagens e lazer em Portugal, com 71,7 pontos, seguido do Grupo Vila Galé (71,6) e pela Booking.com (71,5). O Top 10 integra ainda a Viagens Abreu, Tivoli Hotels & Resorts, Top Atlântico, Ritz Four Seasons / Ritz Carlton, Sheraton, Pousadas de Portugal e Melia.
Já no que se refere às companhias aéreas, a marca mais reconhecida em Portugal é a Emirates (75), seguida da British Airways (73,7), e só depois, no 3º lugar do ranking, aparece a TAP Air Portugal (73,5). Da tabela fazem ainda parte as companhias aéreas Air France, Lufthansa, Turkish Airlines, SATA, Iberia, KLM e Vueling.

O estudo foi desenvolvido em conformidade com a certificação das normas iso20671 (avaliação de estratégia e força) e iso10668 (avaliação financeira), consolidando a informação referente à dimensão emocional de reputação (Relevância, Consideração, Confiança, Admiração, Intenção de Compra, Preferência, Recomendação e Defesa).
Numa escala de 100 pontos, entre mais de 2.000 marcas auditadas (associadas a mais de 70 setores de atividade) ao longo de todo o ano e que foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50.000 Cidadãos que refletem a sociedade Portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social, este estudo destaca agora as marcas reconhecidas com melhor reputação nos setores de viagens e lazer: