Peso do mercado dos Estados Unidos em 2022 subiu para 5,1%

Em 2022, as chegadas de turistas a Portugal, tal como as dormidas, ficaram ainda aquém de 2019, ao contrário das receitas. Quanto a mercados quase todos ficaram abaixo de 2019 mas houve exceções de peso, como os EUA que, além de ter aumentado mais de 20% em turistas, cresceu em quota.
Dados publicados esta quinta feira pelo INE, indicam que “o ano de 2022 foi significativamente marcado pelo regresso dos turistas estrangeiros a Portugal”. Os números, aproximaram-se dos valores recorde de 2019 nos principais indicadores, ficando ainda assim abaixo do ano de referência, tanto no que se refere a hóspedes como a dormidas.
De acordo com o INE, em 2022, terão entrado em Portugal cerca de 22,3 milhões de turistas não residentes, o que corresponde a um acréscimo de 131,4% face a 2021, embora tenha sido inferior ao registado em 2019 (-9,6%).
O número total de hóspedes terá rondado os 28,9 milhões, que proporcionaram 77,2 milhões de dormidas, tendo aumentado 80,7% e 81,1 %, respectivamente, face ao ano anterior. Já em comparação com o ano de 2019, estes indicadores ficaram ligeiramente abaixo (-2,2% e -0,8%, respetivamente).
No que se refere aos mercados emissores de turistas para Portugal, Espanha manteve-se na liderança (quota de 25,8%), tendo crescido 97,4% face ao ano anterior, mas ficando 8,5% abaixo de 2019.
O segundo lugar continuou a pertencer ao mercado francês, com uma quota de 13,3%, tendo aumentando 91,1% comparativamente com o ano anterior. Já face a 2019, ano em que este mercado estava na terceira posição do ranking, registou-se uma quebra de 4,9%.
Os turistas do Reino Unido (quota 13,2% do total, terceiro principal mercado em 2022, segundo em 2019) registaram também uma variação fortemente positiva face a 2021 (+186,8%), ficando, no entanto, bastante abaixo da fasquia que tinha alcançado em 2019 (-22,9%).
A generalidade dos mercados emissores não atingiu ainda, em 2022, os níveis de 2019, caso do mercado alemão (4º lugar e uma quota de 8,1) que desceu 7,6%, as também dos Países, Baixo, Itália, Irlanda, Bélgica e Países Nórdico. Foi também o caso do Brasil que, embora tendo subido 282,5% em termos homólogos, ficou bastante aquém de 2019, com – 21,3%.
No pólo oposto ficou o mercado dos Estados Unidos, um dos dois únicos (o outro foi a Suíça) a apresentar subida face a 2019. Com mais de 1,1 milhões de turistas deste mercado recebidos em Portugal o ano passado (+20,6% do que no ano de 2019), o seu peso entre o total dos mercados aumentou de 3,8% em 2019 para 5,1% em 2022.
A subir, face ao ano de referência de 2019, estiveram também os proveitos do alojamento turístico, com os proveitos totais a ascenderem a 5.000 milhões de euros e os de aposento a 3,8 mil milhões, o que reflete aumentos de 16,7% e 17,9% face aos verificados em 2019.
O rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) foi 74,0€ em 2022 (+49,8% comparando com 2019) e o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) correspondeu a 103,6€ (+16,1% face a 2019).