Perturbações em voos tornam Portugal no país menos pontual da UE

Nos primeiros quatro meses deste ano, e em mais de sete milhões de passageiros, 35% sofreram perturbações nos seus voos em Portugal, bem mais do que os registados em 2022, no mesmo período, onde voaram mais de seis milhões de passageiros e 20% sofreu alguma perturbação no seu voo.
Quem o revela é a AirHelp, a maior organização do mundo especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, que sublinha ainda que os passageiros que partiram do aeroporto de Lisboa foram os mais afetados: mais de um milhão e meio de passageiros sentiram alguma perturbação no seu voo (aproximadamente 41%). Em segundo lugar, encontra-se o aeroporto da Horta, onde aproximadamente 35% não voou à hora prevista. Por fim, o aeroporto da Madeira registou quase 29% de passageiros afetados.
A contrastar com este cenário esteve o aeroporto de Ponta Delgada (São Miguel, Açores) que foi o mais pontual no mesmo período, quase 75% dos voos partiu à hora indicada e 73% dos passageiros não sofreu qualquer perturbação no seu voo.
Também o aeroporto do Porto, considerado pela AirHelp como o melhor aeroporto português de 2022, apresentou bons resultados com 73% dos voos a partir à hora indicada e 73% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação no seu voo.
Recorde-se que em Portugal, os primeiros quatro meses do ano foram marcados pela primeira greve de tripulantes de cabine da EasyJet e por várias convocatórias para greves na TAP, que acabavam por ser desconvocadas. Já na Europa, as greves na Alemanha, França, Grã-Bretanha e Espanha também colocaram em risco a pontualidade das ligações com Portugal.
A situação na restante Europa
O Reino Unido ocupa o primeiro lugar entre os países com mais passageiros aéreos afetados (seis milhões, 28%) nos primeiros quatro meses de 2023. A Turquia segue-se em segundo lugar, com cerca de 5,5 milhões de passageiros afetados (32%). A Alemanha está em terceiro lugar, ligeiramente atrás: cerca de 4,7 milhões de passageiros (30%) descolaram com atraso ou viram o seu voo ser cancelado. O país vizinho, Espanha, registou 25 milhões de passageiros aéreos, sendo que deste total cinco milhões sofreram algum tipo de perturbação no seu voo. No outro extremo, o Kosovo, Chipre e a Grécia registaram o menor número de atrasos para os viajantes aéreos nos primeiros quatro meses de 2023. No Kosovo, apenas 16% de todos os passageiros aéreos partiu com atraso. Chipre vem logo a seguir, com 17%, e a Grécia fecha o pódio com 18%.
Em toda a Europa, mais de 40 milhões de passageiros sofreram atrasos nos primeiros quatro meses de 2023 (26%). Segundo a AirHelp trata-se de uma deterioração significativa em comparação com o mesmo período do ano passado, quando cerca de 20 milhões de passageiros sofreram atrasos (18%). Além disso, o número de problemas de voo causados pelas companhias aéreas tem vindo a aumentar: enquanto nos primeiros quatro meses de 2022 apenas cerca de 1,8 milhões de passageiros tinham direito a indemnização, este número já aumentou para 3,5 milhões no mesmo período de 2023. Isto significa que o número de problemas causados pelas companhias aéreas aumentou 88% em relação a 2022.
Os países com mais passageiros com direito a compensação, neste período de 2023, são a Turquia (945.000 passageiros), a Alemanha (579.000 passageiros) e a França (449.000 passageiros).