“Percursos pedestres são ex-libris do turismo nos Açores, diz Berta Cabral

Na conferência de imprensa de apresentação do Triangle Adventure, prova de ‘trail run’ disputada nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, destacou a importância dos percursos pedestres para a oferta turística regional.
“Os trilhos são caminhos que não servem só para ser percorridos: são percursos que marcam a nossa identidade e valorizam o nosso património esquecido”, afirmou Berta Cabral, sublinhando que o fato de os Açores terem sido eleitos, pelo terceiro ano consecutivo, o ‘Melhor Destino de Aventura da Europa’ “quer dizer alguma coisa, porque não é uma questão pontual”.
Recordando a necessidade de se trabalhar a promoção e a marca da experiência turística dos Açores neste contexto, a governante sublinhou que os três dias do Triangle Adventure “permitem acentuar a afirmação da identidade e natureza aventureira” dos Açores.
Berta Cabral referiu ainda a importância de eventos como o Triangle Adventure para “atenuar a sazonalidade, proporcionando oportunidades para normalizar – e com isso melhorar – o nível de qualidade do serviço e adequar a capacidade de resposta das empresas à procura”. Disse, também, que eventos desta natureza permitem “criar oferta turística, acrescentar valor à economia, gerar retorno para o destino e valorizar elementos identitários, como a gastronomia e a cultura local”.
O Triangle Adventure, organizado pelo Clube Independente Atletismo Ilha Azul, decorre de 21 a 23 de outubro, com 165 atletas de 26 países diferentes, que competirão em três trilhos das ilhas do Faial, Pico e São Jorge.
Fotos: SRTMI – Governo dos Açores