Pedro Reis é o novo ministro da Economia
Pedro Reis, que presidiu à AICEP entre dezembro de 2011 e abril de 2014, durante o governo de Passos Coelho, é o ministro da Economia do XXIV Governo Constitucional liderado por Luís Montenegro. Como titular da pasta da Economia, Pedro Reis irá ser responsável pela área do Turismo.
Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, Pedro Reis complementou o seu percurso académico com formação na Harvard Business School (EUA) em Strategic Finance (2005), no Insead (França) no AMP – Advanced Management Program (1995) – e também na Universidade Católica, no PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos (1994-95).
De dezembro de 2011 a abril de 2014, foi presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e assegurou a Secretaria Executiva do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE).
No mesmo período, o novo ministro da Economia integrou o Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação, fez parte do Conselho da Indústria no âmbito do Ministério da Economia e foi membro da Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento (RCAEI), coordenando a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI).
Pelos serviços prestados ao país na internacionalização da sua economia, Pedro Reis foi condecorado, em 2014, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Foi ainda membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures e, presidiu ao Júri do Prémio “Mais Diplomacia Económica” organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Em 2014, torna-se Assessor Sénior da Comissão Executiva do Banco Millennium bcp, e em 2015 passa a administrador executivo da BCP Capital.
Em 2017, o novo ministro da Economia assume a Direção de Marketing Estratégico e Business Development e, de 2019 a 2021, assume a Direção de Banca Institucional no Millennium bcp.
Gestor e consultor, Pedro Reis é presidente do Conselho Consultivo do Conselho da Diáspora Portuguesa, desde a sua fundação, em 2022.
Numa nota oficial da Presidência da República “a posse do Primeiro-Ministro e Ministros do XXIV Governo Constitucional terá lugar na terça-feira, dia 2 de abril, às 18h00, no Palácio Nacional da Ajuda”. Já os secretários de Estado, que serão oportunamente conhecidos, a tomada de posse está marcada para “sexta-feira, 5 de abril, também pelas 18h00, no mesmo local”.
Créditos Foto: Conselho da Diáspora Portuguesa