Pedro Machado: “Trabalho das empresas, empresários e colaboradores” na base do crescimento do turismo

No evento que, na passada quinta-feira, 26 de junho, deu o “pontapé de saída” para a BTL 2026, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e serviços, Pedro Machado, recordou os bons resultados do setor em 2024 e sublinhou a boa performance que marcou os primeiros meses de 2025, que associou ao trabalho de todos quantos fazem do setor o seu dia-a-dia.
Na sua intervenção, o governante classificou a BTL como “um marco que define uma agenda nacional e uma agenda anual em matéria das grandes realizações do turismo”, um certame que, afirmou, tem desenvolvido, nas últimas décadas, um “percurso absolutamente brilhante” em matéria do seu próprio posicionamento.
Pedro Machado, recordou o bom desempenho do turismo em 2024, ano em que foram tingidas receitas na ordem dos 27,7 mil milhões de euros – um número que considerou “absolutamente impressionante”- para sublinhar que os dados disponíveis relativamente ao 1º quadrimestre de 2025, apontam já “para um crescimento em receita na ordem dos 8%”.
“Este crescimento só é possível graças ao trabalho das empresas, dos empresários, dos colaboradores e de todos aqueles que todos os dias dão o melhor de si, nesta extraordinária indústria do turismo”, enalteceu o governante.
Sublinhou, igualmente, a importância da transversalidade do setor, que “impacta hoje 49 atividades que, de uma forma direta e indireta, estão relacionadas com a indústria do turismo”, desde “as mais clássicas como o alojamento, a restauração, a animação turística e os serviços, mas também a mobilidade, a formação, a educação, a conectividade, os serviços de estrangeiros e fronteiras”.
Para Pedro Machado, sendo o turismo um setor tão transversal, “talvez esteja aqui também uma parte do sucesso que foi possível concretizar ao longo dos anos, quer com a presença dos municípios, quer do ponto de vista das próprias comunidades intermunicipais, que têm feito também elas um trajeto extraordinariamente importante”.
O secretário de Estado referiu-se, ainda, aos valores associados ao turismo, afirmando que: “o turismo é solidariedade, é desenvolvimento, é capacidade de podermos criar coesão nos territórios, de atrair e distribuir melhor a riqueza e essa é a dimensão dos valores sociais que também o turismo emprega e que muitas vezes nós passamos ao lado (…). Estamos perante uma indústria que tem na economia muito do seu posicionamento, mas que tem uma componente cultural e social que é visível na transversalidade dos próprios territórios”, defendeu.
A terminar a sua intervenção, o governante prestou homenagem a Vítor Silva, que até que até finais de março presidiu à Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e que acabara de receber da BTL o prémio Personalidade.