Pedro Machado distinguido pelo Turismo do Centro no Vê Portugal
A homenagem aconteceu durante o Jantar Oficial da 10ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que terminou esta quarta-feira, 5 de junho, em Torres Vedras. O evento foi presidido pelo secretário de Estado do Turismo.
O Turismo do Centro homenageou personalidades e instituições pelo contributo para o desenvolvimento e notoriedade do setor do turismo na região. Este ano, o prémio “Personalidade” foi entregue a Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo que de 2006 a 2023 presidiu à ERT Centro de Portugal. Em 2017 assumiu também a presidência da Agência Regional de Promoção Turística.
Pedro Machado foi distinguido pelo seu “incomensurável e inestimável contributo para o desenvolvimento do turismo no Centro de Portugal e para o setor turístico nacional, como um todo”.
O Turismo do Centro atribuiu ainda outros prémios, nomeadamente, o da Sustentabilidade, que coube ao “Moinho do Maneio”, uma aldeia tradicional completamente recuperada; o prémio Turismo e Serviços (Hotelaria) que distinguiu o H2otel Congress & SPA; Turismo e Serviços (Restauração) para o Restaurante 3 Pipos: o prémio Marca que distinguiu Fátima e o prémio Evento, que coube ao Carnaval de Torres Vedras.
No decorrer do Jantar Oficial foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro.
O júri final desta nona edição premiou os seguintes projetos: 1.º classificado – “Caminho de Cabras” (João Martins e India Guest); 2.º classificado – “Taverna Antiqua – Aldeia Medieval” (Taverna Antiqua, lda Menestrel); 3.º classificado – “Brickopolis” (Parque dos Dinossauros da Lourinhã).
O Concurso de Teses Académicas distinguiu as seguintes Teses: Doutoramento – “Economia Circular na Indústria Hoteleira Portuguesa” (Berta José Fernandes Costa); Mestrado – “Competitividade dos Destinos Turísticos: A Perspetiva dos Municípios da Região Centro de Portugal” (Mariana Ribeiro Vieira).