Pedro Costa Ferreira: Bom momento da APAVT também se deve ao que foi “construído em 75 anos por muitos presidentes e órgãos sociais”

Foram oficialmente iniciadas esta quarta-feira, 5 de fevereiro, as celebrações do 75º aniversário da APAVT – Associação das Agências de Viagens e Turismo, que irão culminar com um jantar de gala durante o 50º Congresso da Associação, em Macau, para o qual serão convidados os ex-presidentes e membros das anteriores direções.
O momento foi marcado com um jantar em que estiveram presentes cerca de 70 membros que, ao longo dos 75 anos da Associação, integraram os seus Corpos Sociais. Em breves palavras dirigidas aos presentes, peças fundamentais da história da Associação, Pedro Costa Ferreira, atual presidente da APAVT, começou por destacar o bom momento do setor da distribuição – “o melhor de sempre”, depois de batidos os recordes de 2019 no ano de 2023 e de 2024 bater os do ano anterior.
Acresce que à data de hoje, os números relativos às reservas são também os maiores de sempre. “Há operadores turísticos a crescer 20%, há operadores turísticos a crescer 50%” disse Costa Ferreira alertando logo que “ninguém vai crescer 50% no final do ano”, no entanto, o “enorme movimento de antecipação das reservas, por si só, é um espelho de um mercado em crescimento”. Portanto, continuou, “se nada de inesperado acontecer, nós teremos, outra vez, em 2025, o melhor ano de sempre”.

Dirigindo as suas palavras mais para ‘dentro’, Pedro Costa ferreira frisou que este “é também o melhor momento de sempre da APAVT”, que tem a sua “situação financeira consolidada”, o que lhe garante a “independência” que tem sido “vetor fundamental” da Associação ao longo dos seus 75 anos.
Destacou, também, as “boas relações institucionais com todos os stakeholders”, “uma capacidade de influência como nunca tivemos”, além de presenças importantes da CTP e na ECTAA, e de o número de associados continuar a crescer.
A propósito do bom momento da Associação, e dirigindo-se aos ex-presidentes ali presentes (Atilio Forte, Carlos Gonçalves Luís, João Passos, João Pombo, Vítor Filipe), Pedro Costa Ferreira defendeu que “o melhor momento da APAVT, hoje, não é nem deste presidente nem desta direção, é o melhor momento construído em 75 anos por muitos presidentes, por muitos órgãos sociais”.
Já a terminar, o presidente da APAVT dirigiu o convite (que será oficializado mais tarde) para que todos os ex-presidentes e membros dos anteriores órgãos sociais estejam presentes em Macau, no 50º Congresso da Associação onde “teremos o jantar de gala dos 75 anos da APAVT e do 50º Congresso
Francisco Calheiros: APAVT tem sido determinante na defesa do turismo nacional

Presente no evento, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, começou por afirmar que a APAVT “tem sido determinante (…) em defesa do setor das agências de viagens” e na “defesa do turismo nacional”, uma vez que “a APAVT é, provavelmente, das associações mais atuantes na Confederação (…) está sempre disponível para nos ajudar naquilo que é preciso”.
Francisco Calheiros aproveitou também para lembrar os seus passos nos órgãos sociais da APAVT, nos mandatos de Duarte Machado, Atilio Forte, João Pombo, Vítor Filipe e João Passos.