Participação da Abreu na FITUR foi “bastante produtiva”, afirma Pedro Couto

A Abreu esteve presente na FITUR, em Madrid, com as suas marcas AbreuPRO, Abreu online e Abreu LATAM que partilharam o stand próprio do grupo. Para fazer o balanço da participação na feira, o Turisver falou com Pedro Couto, diretor de Produto da Abreu.
Que balanço faz a Abreu da sua participação na FITUR, em duas vertentes: na concretização de negócios e em termos de novos contactos que poderão gerar negócios futuros?
A FITUR é a feira de preparação do ano e de consolidação do que tem vindo a ser feito. Nesse sentido, para o grupo Abreu, tanto do ponto de vista do negócio como do network, foi bastante produtivo, visto que nos permitiu reconectar e estreitar relações com parceiros de Espanha e do Mundo; bem como conhecer novos que, com certeza, nos ajudarão a seguir caminho.
Alguma das marcas Abreu presentes na feira apresentou algumas novidades?
Como novidade, a AbreuPRO, marca do operador turístico com que a Viajes Abreu se apresenta ao mercado espanhol, lançou o Brasil. É um destino muito natural do grupo Abreu, pelo que seria também natural introduzir e posicioná-lo entre as nossas propostas no mercado de Espanha, com oferta para os principais estados brasileiros. Esta novidade, junta-se às propostas já existentes e que têm como destaque Portugal, Ilhas da Madeira e dos Açores e as Cidades da Europa, com espaço aéreo e hotelaria garantida nas operações criadas para este ano.


Quais as áreas de oferta de produtos foram mais trabalhadas e procuradas durante o evento?
O interesse pela marca Abreu é bastante alargado e, por essa razão, qualquer uma das áreas se destaca dentro do seu espectro operacional. A Abreu online, o banco de camas global, gera interesse aos hotéis que fazem ou querem fazer parte da plataforma de distribuição; toda a parte tecnológica que está por detrás da plataforma gera também muito interesse. O operador, Abreu LATAM, é procurado por toda a oferta criada com os circuitos na Europa, e também no caso, na Península Ibérica. Finalmente, a AbreuPRO apresenta-se no seu palco de origem com a oferta disponível para o ano.
Qual a importância do mercado espanhol para a vossa empresa?
O mercado espanhol é uma área importante de atuação do Grupo, sobretudo, tendo em vista o emissivo para Portugal e Europa, tal como já fazemos, por exemplo, com o Brasil e a América Latina há bastante tempo. Na FITUR, encontrámos fornecedores, parceiros e clientes muito importantes que nos deixam olhar para este ano com bons olhos e otimismo no que respeita à atividade deste mercado.
Que trabalho desenvolvem em Espanha durante o ano e que desenvolvimento têm tido neste mercado após a pandemia?
Durante a pandemia alterámos o nosso posicionamento em Espanha para reunir sinergias, produtos e funcionalidades de diferentes áreas do Grupo. Passámos, assim, a integrar os destinos tradicionais que a Viajes Abreu já operava com outros já presentes na programação de outras áreas, reforçámos com a variada oferta do bed bank, Abreu online; e juntámos a componente de voos. Desde, então, temos vindo a funcionar como operador turístico em que o destaque recai em Portugal e Ilhas, onde nos apresentamos como fornecedor especializado.