Parlamento Europeu aprova relatório sobre combustíveis sustentáveis para a aviação
A nova lei vai permitir reduzir a pegada de carbono da aviação europeia, estabelecendo metas de progressão para a utilização de combustíveis sustentáveis até 2050.
Relatora sombra do documento agora aprovado pelo Parlamento Europeu, a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) afirma ser “fundamental reconhecer o papel central da aviação na mobilidade europeia e no crescimento económico, especialmente em regiões periféricas como Portugal”. Este acordo, prossegue a eurodeputada, “reflete o compromisso europeu em impulsionar a pesquisa e a adoção de Combustíveis Sustentáveis para a Aviação (SAF), que são cruciais para a descarbonização do setor”.
O relatório destaca a importância de promover a pesquisa, desenvolvimento e produção dos combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF); estabelece metas ambiciosas para aumentar gradualmente a proporção de combustíveis sustentáveis utilizados nos aviões até 2030, através de incentivos financeiros que estimulem a produção e a adoção dos SAF, juntamente com a implementação de critérios de sustentabilidade rigorosos.
As metas estabelecidas são “ambiciosas, mas necessárias”, acrescenta a eurodeputada, e preveem um aumento gradual na utilização dos SAF para 2% até 2025, progredindo para 6% em 2030 e 70% em 2050, destacando ainda “um período de transição para todos os operadores e cláusulas de flexibilidade.”
Este acordo integra-se na iniciativa Fit for 55, um conjunto de políticas da Comissão Europeia para reforçar a ação climática alinhada com o Acordo de Paris, onde a aviação desempenha um papel central.
Cláudia Monteiro de Aguiar acrescenta ainda que “estas medidas são reflexo da determinação da UE em conduzir a transição climática e garantir um futuro mais verde e sustentável para as próximas gerações.”
O documento agora aprovado em Plenário, teve 518 votos a favor, 97 contra e 8 abstenções.