Para dar a conhecer o seu novo destino charter em Cuba Grupo Ávoris leva agentes de viagens a Cayo Santa María
O grupo de agentes de viagens e jornalistas, convidado pelo Grupo Ávoris, em que se integra um representante do Turisver, partiu esta terça-feira de Lisboa, rumo a Cayo Santa María, destino cubano que a Jolidey lançou este verão. O Turisver trocou algumas impressões com dois dos convidados, Ricardo Teles (Bestravel) e Ricardo Cardia(Viagens El Corte Inglês).
A operação charter da Jolidey, operador turístico do Grupo Ávoris, para Cayo Santa María, tem partidas de Lisboa em voos da Iberojet (companhia aérea do mesmo grupo), operados em avião Airbus A330-900neo, com 18 lugares em classe Business. Trata-se de um novo destino cubano, lançado este verão pelo operador, e servido por um aeroporto para onde não havia operações à partida de Portugal, concretamente o Aeroporto de Santa Clara, conhecido como Aeroporto Abel Santa María.
Com o grupo de agentes de viagens convidados, composto, na maioria, por responsáveis de redes e agrupamentos de distribuição, a ser basicamente o mesmo que desde há dois anos tem participado nas famtrips da Ávoris (República Dominicana em 2022, Cancun o ano passado), o Turisver aproveitou para trocar algumas impressões com Ricardo Teles, diretor operacional da Bestravel e Ricardo Cardia, diretor-geral da Viagens El Corte Inglês em Portugal, dois dos convidados que participam desde a primeira hora nestas viagens promovidas pela Ávoris.
Ricardo Teles, diretor operacional da Bestravel, avançou ter duas grandes curiosidades, uma sobre o facto de o novo voo da Jolidey ser direto ao destino, neste caso a Cayo Santa María “o que nos dá um grande conforto”, outra sobre o destino em si, sobre as “praias paradisíacas” que espera encontrar e “o serviço que existe em Cayo de Santa María”
Outra particularidade reside no facto de a nova rota ser operada num avião que tem classe executiva, algo que fez o diretor operacional da Bestravel sentir-me muito agradado: “Vamos ter a sorte de experimentar este novo serviço, e de com a nossa experiência podermos melhor aconselhar os nossos clientes” porque, continuou, “acreditamos que num voo tão longo que vale à pena o acréscimo para o conforto desta viagem”.
No voo em que seguiam os convidados do Grupo Ávoris, viajavam clientes da Viagens El Corte Inglês, que seguiam em classe executiva. A propósito, Ricardo Cardia, diretor-geral da Viagens El Corte Inglês em Portugal explicou ao Turisver que este “é um pouco o posicionamento que temos no mercado, ou seja, cada vez mais estamos a equilibrar o tipo de cliente que a Viagens El Corte Inglês tradicionalmente tinha”, para sublinhar ainda que “temos naturalmente aqui um desafio de oferecer a Operação Charter com parceiros preferenciais e com uma ideia muito concreta dos destinos que estão a ser oferecidos este ano”.
Ricardo Cardia aproveitou para “saudar a Ávoris que, porque pelo terceiro ano consecutivo, consegue realizar uma famtrip com maior parte dos diretores das redes em Portugal, o que de certa maneira ajuda, não só muitas vezes em clima de trabalho, a criar uma discussão saudável e amigável sobre o setor, mas ao mesmo tempo dá-nos também a oportunidade de conhecer os destinos num ambiente tranquilo e de grande disponibilidade e flexibilidade mental”.
Vendas para Cuba aumentaram face ao ano passado
Sobre as vendas para o destino Cuba, o diretor-geral da Viagens El Corte Inglês em Portugal, confessou que “está-se a vender mais do que o ano passado. Acho que a oferta também aumentou e nota-se uma procura maior para o destino. Há uns anos, havia Havana e Varadero e agora, cada vez mais, o cliente vai procurando outro tipo de destinos, destinos menos explorados, mas que de certa maneira começam a estar no mapa”.
Também Ricardo Teles considerou que “estes charters que estão a aparecer, com destaque para este da Jolidey, permitem-nos, nas agências, ter mais oferta, ter uma diversidade muito maior e, naturalmente, estar a vender bastante mais. Cuba é um destino que os portugueses gostam muito, já se vendeu muito em anos anteriores e neste momento está a ter um retorno muito importante”, afirmou.
Pata o diretor operacional da Bestravel esta viagem vai servir para “perceber o serviço e saber informar melhor o cliente, porque não se pode ir para Cuba à espera que seja a mesma coisa que a Dominicana ou que seja a mesma coisa que o México, tal como outros destinos também não são. Cuba tem as suas particularidades, mas tem um povo e um serviço que são inigualáveis e é isso que tem de se ir sempre à espera”.
Além de visitarem Cayo Santa María e Trinidad, cidade colonial que é uma verdadeira joia cubana, os convidados irão fazer uma Excursão de Catamarã Crucero del Sol, com direito a paragem para snorkeling e visita a um golfinário. Farão, também, uma excursão a Topes de Collantes.